Anderson Martins escreveu:Será que um dia a cerveja conseguirá seu espaço ao sol se tornando um bebida tão requintada(sem ser esnobe) quanto ao vinho????
Tomara que não ! Hehehe...
Não adianta querer "desglamourizar" o que tende a ser "chique", ainda mais no Brasil onde qualquer produto um pouquinho diferenciado que caia nas graças da mídia (e da "crasse" média) vira produto de elite, ganha preço e só os ricos (ou metidos a), ou ainda insanos como eu, torram os tubos pra consumir. O que deve-se avaliar ai é o propósito, bebe porque gosta ou porque é "chique" ?
O Brasil vem ganhando espaço pra gastronomia não é de hoje, mas infelizmente esse espaço chega da forma errada e até a "afetação" passar vão-se anos e anos (se é que passa). O vinho até hoje é um produto elitizado, mesmo estando lotadas as prateleiras dos supermercados com zurrapas de R$ 20,00, parece que o povo não acostuma. Já vi gente fritando em frente a estas prateleiras escolhendo vinho, lendo contra-rótulo, fazendo "cara de conteúdo" pra no final das contas abraçar uma garrafa de Valpolicella Bolla. Óh... Vinho italiano (de R$ 30,00 e ruim).
E chef de cozinha ? Virou moda, toda faculdadezinha abriu curso de gastronomia e o que tem de aluno... sem mencionar os cursos livres, workshops, etc. Desfilar de dolmã agora dá status, talvez mais status do que pendurar um estetoscópio no pescoço.
A cerveja começa a trilhar o mesmo caminho da moda, ou seja, do vinho e da alta gastronomia em geral, cada dia mais pessoas se interessam pelas especiais (e só o nome ESPECIAL já é suficiente pra isso), cada dia mais publicações especializadas aparecem, bares especializados ou dando uns tapas nas suas opções, mais comentários em revistas e jornais aparecem, mais blogueiros se metendo a entendedores...
Os dois lados, de certa forma isso vai "popularizar" a boa cerveja (ou pelo menos levar ao conhecimento de muitos que existem mais coisas além do mercado das macros), nos bares/restaurantes teremos mais opções de rótulos e o serviço será mais adequado (parece que já começou), aquele seu amigo "brahmeiro" não vai mais te chamar de fresco, aliás ele vai até se arriscar numas brejas diferentes e reconhecer a diferença, etc. Por outro lado vai aparecer uma legião de "especialistas" (já está aparecendo), vai aparecer uma legião de cervochatos (já tem muitos soltos por ai), ao contrário dos preços caírem, é perigoso que aumentem porque a cerveja especial/artesanal entrará (já entrou) no mercado de luxo.
Assunto já desgastado mas tenho certeza que muita gente que passa a noite inteira enrolando uma Guinness (Guinness, hem ?) em casa vai mesmo é de Brahma porque gosta.