Mais um rótulos da Stillwater Artisanal Ales - cervejaria cigana fundada em 2010 na cidade de Baltimore, Estados Unidos.
No Brasil, a empresa firmou parceria com a cervejaria Tupiniquim, de Porto Alegre (RS), onde tem produzido rótulos solo e colaborativos voltados exclusivamente para o mercado nacional. É o caso da cerveja a seguir.
STATESIDE SAISON (AMAZONIAN REMIX)
Feita especialmente para a importadora/clube de cervejas "Wbeer", trata-se de uma reinterpretação brasileira para o rótulo "Stateside Saison" - um dos primeiros lançados pela Stillwater. As principais diferenças entre a versão original e esta ficam por conta da utilização de 'brettanomyces' (além das leveduras de saison) e a adição de polpas de manga e maracujá.
Líquido turvo, amarelo claro, exibindo alta formação de espuma branca de média consistência e considerável permanência.
Aroma predominantemente 'funky', entremeando toques maltados, frutados, leve condimentado e algum azedume. As lembranças vão de cobertor de cavalo, pão doce, maracujá até manga apodrecida. Tudo sem exageros.
No palato, carbonatação extrema, corpo médio-baixo e textura borbulhante. Suave doçura aparece no início, azeitando nuances de maracujá, abacaxi e manga, para então recuar frente a elementos "funky" e condimentados. Notas de pão branco e sutil picância conferem solidez e profundidade. Rastros de levedura cruzam o final seco, ligeiramente ácido.
O excesso de gás estufa, comprometendo um pouco a drinkability, mas isso não interfere na maior virtude que é imprimir a identidade das frutas sem descaracterizar o estilo.