Estabelecida em 1719, a Belhaven é a mais antiga cervejaria da Escócia ainda em operação. Localizada em Dunbar, cidadezinha a cerca de 30 quilômetros da capital Edimburgo, está cercada por vastos campos de cevada que abastecem a produção. De acordo com registros históricos, sua região tem sido importante polo cervejeiro desde pelo menos 1550.
Durante muito tempo foi a maior cervejaria independente da Escócia. Isso acabou em 2005, quando comprada pela inglesa Greene King. Nos dias de hoje, noventa e dois pubs com a marca Belhaven estão espalhados pelo Reino Unido.
McCALLUM’S SWEET SCOTTISH STOUT
Sweet Stout elaborada com maltes Pale, Black, aveia, açúcar de cana, lúpulos Challenger, Goldings e corante caramelo. Envasada em lata nitrogenada.
Líquido marrom de tons rubi. Servido, forma dois dedos de creme bege denso, consistente e persistente.
No nariz, o aroma artificial de caramelo domina - remetendo a pudim industrializado. Sutis notas de chocolate e geleia de framboesa complementam.
Com corpo baixo-médio e carbonatação reduzida, ao paladar entrega suave dulçor caramelado costurado por sugestões discretas de frutas vermelhas e chocolate ao leite. Amargor praticamente inexistente. O final segue maltado e frutado, ligeiramente tostado.
Cerveja pouco expressiva, ainda assim agradável por ser levíssima e fácil de beber. No geral, não parece se enquadrar exatamente ao perfil esperado de uma Sweet Stout.