A To Øl (que em dinamarquês significa "duas cervejas") é uma cervejaria de conceito "cigano" surgida em 2010 na capital dinamarquesa, Copenhague.
Seus fundadores, Tore Gynther e Tobias Jensen, começaram a fazer cerveja caseira em 2005 quando ainda eram estudantes. Curiosamente, tinham como professor de ciências Mikkel Borg Bjergsø (sim, ele mesmo!) quem mais tarde fundaria a cervejaria Mikkeller, também "cigana". Juntos, os três conversavam no intervalo das aulas sobre sua paixão por cervejas e como poderiam criar algo mais interessante do que aquelas que dominavam o mercado nacional. Nos períodos de inatividade, o trio chegou inclusive a tomar emprestada a cozinha da escola para ensaiar suas primeiras brassagens.
Hoje a To Øl exporta para mais de 40 países e possui bares em Copenhague e Islândia - além de um empório em parceria com a Mikkeller.
GOLIAT IMPERIAL STOUT BOURBON BARREL AGED
*Unidade produzida sob contrato na fábrica da cervejaria De Proefbrouwerij em Lochristi - Hijfte, Bélgica.
Versão da "Goliat" ('Imperial Stout' feita com malte de cevada, açúcar mascavo, flocos de aveia, cevada torrada, café, lúpulos 'columbus' e 'simcoe') envelhecida em barricas previamente utilizadas por whisky bourbon.
Líquido negro de aspecto viscoso. No cálice, forma pequena camada de espuma marrom de média permanência.
Aroma intenso de maltes escuros/caramelizados, complementado por toques de whisky, madeira, leve frutado e condimentado. As lembranças vão de licor de chocolate, calda de café e baunilha, até ameixa seca e pitadas de pimenta.
Na boca, a torrefação vem à frente, relegando a segundo plano o dulçor sutil dos maltes caramelizados. Sugestões de pão queimado e café sem açúcar ofuscam assim subsequentes notas de chocolate amargo, bourbon e baunilha. Álcool perceptível, mas condizente ao conjunto. Certa sensação de pimenta cruza o final longo, torrado, amargo, picante e levemente ácido. Uma adstringência tânica surge no retrogosto.
Típica cerveja parruda - alcoólica, bem torrada e amarga. Tivesse um pouco mais de corpo e seria melhor ainda.