Nascida em 2005 na cidade paulista de Votorantim, a Bamberg é uma das mais premiadas cervejarias do país. Detentora de uma profusão de rótulos inspirados nos mais diversos estilos da escola alemã, ela é fruto do trabalho dos irmãos Bazzo (Alexandre, Thiago e Lucas).
Antes de montarem o negócio eles viajaram o mundo pesquisando e aprendendo tudo sobre a arte de fazer cerveja. O nome "Bamberg", aliás, presta homenagem à tradicional cidade alemã que, além de ser patrimônio cultural da humanidade, é também conhecida como o local com maior concentração de cervejarias por habitante no mundo.
Quem quiser fazer uma visita à cervejaria encontrará um taproom anexo e a possibilidade de agendar um tour.
WOOD AGED EISBOCK HELLES (2024)
Rótulo comemorativo de vinte anos da cervejaria.
Trata-se de uma Eisbock Helles maturada em barris de carvalho.
A receita teve como base uma Weizenbock Helles de ABV 8,5% que, após congelada e tido parte de sua água removida, atingiu um teor de ABV 13%.
Líquido translúcido de coloração avermelhada. Na taça, mostra espuma esbranquiçada de baixa formação e curta duração.
No nariz, elementos açucarados de malte vêm em primeiro plano, remetendo a caramelo, mel e pão doce. Notas de marmelada, vinho branco e pimenta, bem como suave floral, aparecem de fundo.
O sabor traz malte caramelizado, levemente tostado, junto a toques eterificados e condimentados. Sugestões de açúcar queimado, marmelada, vinho do porto e pimenta deslizam atreladas a considerável amargor. Ardência alcoólica pululando na língua. O final é longo, licoroso, picante, ao mesmo tempo doce, tostado e amargo. De corpo alto e carbonatação reduzida, sua "drinkability" é baixa.
O resultado é uma Eisbock rústica e diferente, com amargor atípico e picância inesperada. Porém mesmo carente de certo arredondamento, a experiência é positiva.