Considerada a cidade mais austríaca do Brasil (graças à colonização realizada por imigrantes europeus da região do Tirol), a pequena Treze Tílias tem também sido um dos destinos almejados por quem pretende seguir a chamada "Rota da Cerveja", em Santa Catarina. Isso porque é ali que, desde 2004, opera a cervejaria Bierbaum.
Fundada pelos irmãos Markus e Ricardo Bierbaum, a fábrica foi instalada anexa a um tradicional restaurante local chamado Edelweiss.
Durante os primeiros anos, toda a produção era voltada para o consumo local, sempre em forma de chope. Finalmente, em 2010, outros estilos passaram a integrar o portfólio e, com eles, veio a linha engarrafada.
Hoje a fábrica tem produção mensal de cerca de 1milhão de litros e sólida distribuição regional.
DOPELLBOCK DEFUMADA
Líquido marrom acobreado, com pouca passagem de luz. Servido, forma dois dedos de creme bege escuro de média persistência.
Aroma intenso de malte caramelado/tostado atrelado a razoável toque defumado. Notas de toffee, chocolate, toucinho e charque chamam, assim, a atenção. Um frutado discreto, de frutas vermelhas, complementa, ao fundo.
O sabor é essencialmente maltado, com dulçor elevado de caramelo tostado. A defumação, apesar de presente, surge aqui menos intensa, ao passo que (as sugestões de) frutas vermelhas, antes mais tímidas, aumentam sua expressão. Álcool pouco perceptível. O final segue doce, caramelado, moderadamente defumado e tostado. De corpo alto e sensação licorosa, tem baixa "drinkability".
Cerveja de qualidade, genuinamente gostosa, porém excessivamente doce pro estilo. Deve crescer bastante em harmonizações por semelhança e contraste, tais como com sorvete de baunilha, manjar de coco, parmesão e gorgonzola.