Mais um rótulo da Prussia Bier, cervejaria de São Gonçalo do Rio Abaixo (MG).
PURO MOUSSE
Porter com adição de maracujá e nibs de cacau. Entre os demais ingredientes estão malte de cevada, flocos de trigo e lúpulo. Receita criada por Lucas Magalhães (da cervejaria Colt Brew, de Nova Lima - MG) em colaboração com Miguel Carneiro.
Líquido castanho escuro, praticamente preto. Servido, forma um dedo de espuma marrom de média duração.
No nariz, significativo caráter de torrefação, remetendo a pão queimado e chocolate amargo, se mistura à uma expressão bastante distinta de maracujá. Algumas nuances carameladas de malte aparecem ao fundo.
O sabor traz malte torrado, ligeiramente caramelizado, via notas de pão torrado, chocolate amargo e toffee. Um azedinho gostoso de maracujá vem como contraponto e costura bem o conjunto. Álcool imperceptível. O final segue seco, amargo, predominantemente torrado, mas com a acidez típica do maracujá. Seu corpo é médio-baixo e a carbonatação, contida.
O resultado é uma Porter um pouco mais torrada com um toque suave, mas inconfundível, de maracujá. A presença do cacau, por sua vez, não foi, por mim, percebida. Boa cerveja!