Rótulo produzido pela Indústria e Comércio de Bebidas Campo Bom, de Campo Bom, no Rio Grande do Sul.
Fundada em 2012, é conhecida pelas linhas de cerveja 1824 Imigração e Roleta Russa.
BARREL WHISKY LAMBIC
*Unidade envasada em 2021
Wild Ale maturada por dois anos em barris de carvalho americano previamente utilizados na produção de whisky. Entre os ingredientes estão malte de cevada, açúcar de cana, aveia, sementes de coentro e lúpulo.
Líquido brilhante de coloração amarela escura. Servido, forma camada fina de espuma branca, de baixa retenção.
Intrincado, o aroma combina elementos ácidos, frutados, animais, minerais, fenólicos e amadeirados. Com efeito, reminiscências de vinagre de maçã, vinho branco, pera azeda, couro e sal de fruta precedem toques de pimenta verde, barril tostado e baunilha. Apesar de complexo, o buquê resultante acaba sendo demasiadamente rústico. Muito por conta de uma excessiva expressão acética.
O sabor traz ao centro acidez pungente - tanto lática quanto acética. Assim, sugestões dominantes de vinho branco e vinagre de maçã embalam notas de pera azeda, pimenta verde e sal de fruta; nuances funky de "brett" e baunilha complementam, em segundo plano. Aquecimento alcoólico mediano. O final segue bem seco e azedo, ao mesmo tempo condimentado, algo amadeirado e salgado. Sutil butírico aparece discreto neste aftertaste. De corpo médio e carbonatação pulsante, refresca como um espumante, mas sua acidez indiscreta reduz um tanto sua "drinkabillity".
O resultado é uma Wild Ale que carece de melhor acabamento e harmonia, mas que mesmo assim, para quem (como eu) aprecia o azedume, vale sim a bicada.
_Pô: por menos de 40 reais... temos aí uma WILD ALE!