Fundada em 2020 na capital gaúcha, a Cubo Cia. Cervejeira é resultado da fusão de duas cervejarias porto-alegrenses: Suricato Ales (surgida em 2015) e Distrito Brewpub (surgida em 2016).
Comandada pelos agora sócios, Estevão Chittó e Frederico Ottoni, a empresa conta com sua própria fábrica e mais três bares na cidade.
Vale lembrar que a Cubo foi apenas uma das dezenas de cervejarias que sofreram grande dano material com as trágicas inundações ocorridas no Rio Grande do Sul este ano. Quem quiser ajudar a recuperá-la, um crowdfunding está ativo em https://apoia.se/cubo
BALTIC PORTER AMBURANA
Baltic Porter elaborada com malte de cevada, lúpulo, maturada em madeira de amburana.
De coloração marrom, forma um dedo de espuma bege escura de baixa retenção.
No nariz, café, chocolate, toffee, além de sutil defumado, precedem suave caráter amadeirado/frutado remetendo à canela e ameixa. Apesar da combinação agradável dos elementos citados, senti falta de maior expressão.
Ao paladar tem corpo médio-alto, sedoso, com reduzida carbonatação. Notas de toffee, café, chocolate, leve canela, ameixa e baunilha se entrelaçam e desfilam com boa intensidade. Álcool imperceptível. Moderado amargor pincela o final maltado, tostado, amadeirado, ligeiramente tânico e condimentado.
Cerveja bastante saborosa que mereceria um aroma mais vívido. Fica a ressalva que a degustei dois meses após o prazo de validade, o que a pode ter prejudicado.