A Cervejaria Peter Von Brutschen, mais conhecida pela marca Heilige (pronuncia-se "Ráilig"), é uma cervejaria artesanal fundada em 2010 em Santa Cruz do Sul - município gaúcho de colonização alemã. Detentora de diversos prêmios, foi eleita melhor cervejaria da América do Sul em 2015 (pela Southbeer Cup) e segunda melhor cervejaria do Brasil na edição 2016 do Concurso Brasileiro da Cerveja.
Além de fábrica própria, a cervejaria tem Pubs em Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul. Uma série de tap rooms conhecidos como "Pockets" também estão espalhados em diversas cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Um ponto de retirada Express em Lajeado (RS) e até uma Kombi de chopes para eventos chamada de "Bierfolks" somam recursos à empresa.
BOHEMIAN PILSENER
Líquido enevoado de coloração amarela escura. Na taça, forma espuma branca em abundância, consistente e duradoura.
O aroma traz malte e lúpulo em harmonia, passando por notas de panificação e notável caráter floral/herbal.
Ao paladar mostra corpo médio e elevada carbonatação. Toques de panificação e sutil dulçor de malte cedem rapidamente espaço para as facetas mais amargosas, algo condimentadas, de lúpulo. O final segue assim bem seco, com um amargor pronunciado que persiste na boca por alguns segundos. "Drinkability" (pra mim) mediana.
Cerveja aromática e saborosa, um pouco pesada talvez. A percepção de amargor quase áspero, contudo (além de denotar pequena "falha" pro estilo), pode assustar o apreciador mais incauto. Algo que particularmente não me incomoda (confesso até gostar de um certo "harsh"), mas fica o registro.