Pioneira dentre as cervejarias artesanais mineiras, foi em 1997 que a Krug Bier iniciou as atividades ao fabricar chopes leves, adequados ao paladar popular brasileiro, na capital mineira.
A grande virada se deu em 2004 com a criação da linha Áustria, composta por cervejas de variados estilos inspirados em receitas austríacas. O crescimento do negócio logo fez surgir a necessidade de ampliar e modernizar a fábrica que foi transferida para a cidade de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.
Quem quiser provar as cervejas na fonte pode encontrá-las tanto no biergarten anexo à fábrica, em Nova Lima, quanto nas duas choperias oficiais em bairros distintos da capital mineira.
REMORSO
Lançada em 2015, trata-se de uma Imperial Stout feita com maltes de cevada, aveia, cevada torrada não maltada, lúpulo e baunilha. 54 IBU.
O rótulo faz parte da linha Expressionista, cujas cervejas levam nomes como Submissão, Calúnia, Inocência, Rancor, Ignorância e Sarcasmo. Suas ilustrações tiveram como inspiração o quadro A Calúnia, de Botticelli.
De coloração castanha escura, forma um dedo de creme bronzeado de longa duração.
No nariz, notas de baunilha e café se destacam, com caramelo e alcaçuz em segundo plano. Apesar de agradável, senti falta de maior intensidade.
Na boca surpreende negativamente ao apresentar corpo baixo-médio - algo inaceitável pro estilo. O sabor vai na linha do aroma, com café, baunilha e alcaçuz seguido por leve caramelado. Álcool bem inserido. Considerável amargor de torra e lúpulo entrega o final seco, ligeiramente adstringente.
O resultado é uma cerveja boa de gosto, porém sem a pegada forte característica do estilo. A sensação é como se estivesse diluída. Talvez o "remorso" do nome esteja nisso aí. kk