Localizada no coração do Vale Europeu, Blumenau (SC) pode ser considerada a capital nacional da cerveja. Sede de eventos de peso como Oktoberfest, Festival Brasileiro da Cerveja e Sommerfest, a cidade respira a história cervejeira. Quem lá já esteve para uma dessas festas sabe que o ponto de encontro "oficial" da galera do esquenta é o bar & empório Bier Vila - a esquina mais badalada do Parque Vila Germânica.
Após quatro anos de serviços prestados à cultura cervejeira, a casa decidiu dar um passo além e contribuir com uma marca própria. Assim, em 2015 foi criada a Cerveja Blumenau.
Inicialmente operando dentro do modelo "cigano", a empresa conta hoje com moderna fábrica própria.
1850 (2020)
English Barleywine elaborada com malte de cevada, açúcar de cana e lúpulo. 53 IBU. Seu nome faz referência ao ano de fundação da cidade.
Líquido razoavelmente turvo de coloração marrom avermelhada. Servido, forma uma camada estreita de creme bege de baixa retenção.
No nariz, lembranças de uva passa, damasco seco, cereja em calda e abacaxi cristalizado surgem em meio a notas de caramelo e melaço.
O sabor acompanha o aroma, com frutas secas/cristalizadas ao centro cercadas por suave dulçor de malte caramelizado. Corpo médio-alto, carbonatação amena. Álcool pouco perceptível. Um amargor moderado pontua o final maltado e frutado.
Barleywine aromática, saborosa - um pouco leve demais, talvez (acho que poderia ter mais corpo). Boa pedida, de qualquer maneira. Pelo preço, vale demais.