Em 1970, dois cunhados, Pierre Gobron e Christian Bauweraerts, decidiram começar a fabricar a própria cerveja. O que durante mais de uma década seria apenas um hobby, em 1982 virou negócio. Nascia assim a Brasserie d'Achouffe - cervejaria com fábrica na pequena vila de Achouffe, município de Houffalize, região belga das montanhas Ardenas.
Desde 2006 a empresa faz parte do grupo Duvel Moortgat.
SOLEIL
Ale sazonal de verão elaborada com maltes de cevada, trigo e centeio, raspas de laranja curaçau, lúpulo Styrian Golding e "dry hopping" de Amarillo.
Líquido amarelo claro, enevoado. Servido, mostra vasta formação de espuma branca de média retenção.
Aroma predominantemente cítrico/floral, com elementos frutados e condimentados em segundo plano. Reminiscências de tangerina, lima e flor de limoeiro se misturam a toques de damasco e coentro.
Na boca tem corpo médio e alta carbonatação. Notas de lima da pérsia, damasco seco e limão se destacam entre suave dulçor. Certa lembrança de coentro surge nas entrelinhas. O final segue cítrico, condimentado, levemente picante e frutado.
O resultado é uma cerveja interessante, com um perfil refrescante para os padrões belgas. Haveria nela alguma especiaria não declarada entre os ingredientes? Não sei. O que importa é que - mesmo com o lúpulo já cansado - valeu a bicada!