A Fantôme é uma pequena cervejaria belga localizada em Soy, região da Valônia. Fundada em 1988 por Dany Prignon, sua produção é exclusivamente voltada para as variações do estilo 'Saison'.
Reza a lenda que o fantasma de uma condessa chamada Berthe de La Roche costuma rondar as ruínas de seu antigo castelo na cidade vizinha de La Roche-en-Ardenne. Daí veio a inspiração para o nome "Fantôme", que significa "fantasma".
COFFEE RUBY
Elaborada com malte de cevada, açúcar, lúpulo e especiarias, o rótulo propõe uma 'Saison' com adição de extrato de café.
De coloração marrom escura, forma um dedo de colarinho bege de média retenção.
O aroma traz café verde e torrado em primeiro plano, com notas subjacentes de chocolate amargo, pimenta vermelha, coquinho - além de certa acidez frutada lembrando araçá amarelo e seriguela. Insólito!
Já no primeiro gole sua estranheza se confirma: traços de café verde e torrado acompanham aqui nuances de vinho tinto, chocolate, seriguela e lúpulo. Álcool bem inserido. Elementos ao mesmo tempo ácidos, torrados, frutados e adstringentes acotovelam-se no final seco, bem amargo e terroso. Uma sensação tânica intensa persiste no retrogosto. De corpo baixo-médio e textura frisante, tem drinkability razoável à partir do momento que o paladar se acostuma à sua excentricidade.
O resultado certamente a coloca entre as cervejas mais exóticas que já provei. Testei uma harmonização com chocolate amargo 72% que funcionou muito bem.