Exemplar degustado safra 2012 portanto 6 para 7 anos de guarda
No aroma notas de caramelo, vinificado, ameixas, passas, frutas vermelhas, especiarias e álcool
No sabor o equilíbrio entre dulçor, álcool e ésteres
Muito muito acima da média
Me lembrou uma paragem pelo Kulminator
Cor marrom com uma espuma densa e fina de cor bege de curta duração e deixando alguns traços.
Aroma com notas de uvas, menta, ameixas, um pouco de açúcar invertido e alguns maltes tostados.
Sabor com notas de banana, açúcar invertido, ameixa seca, cravos, uma pitada de canela, leve madeira, menta, conhaque, lúpulos herbáceos e bastante morango passado. Retrogosto seco com um amargor de leve a médio e dulçor residual.
Corpo margeando robusto com uma carbonatação um tanto efervescente. Álcool de 11% abv está soberbamente disfarçado.
Uma Belgian Strong Dark Ale doce com notas de frutas bem maduras. Achei-a um tanto enjoativa dada as notas de maçã e banana passadas do ponto e que foram intensificadas pelo açúcar invertido. Os lúpulos e fenóis não foram capazes de desarmar esta bomba de açúcar.
Ap.3,5 Ar.3,5 Sab.3,75 Sens.3,5 Cj.3,5
Cor preta com creme bege de pequena formação e longa duração, deixando uma fina camada no copo até o final da degustação. Aroma complexo com uva passa, caramelo, dulçor de malte, leve tostado em segundo plano e álcool. No paladar estão presentes os fenóis do aroma, com nítida presença do álcool bem inserido e super presente com seus 11% de teor, além de uma curiosa picância e presença de menta. Média carbonatação tem ótima drinkability, mais para encorpada do que com corpo médio, com final doce e com menta. Com o alto teor alcoólico remete em alguns momentos para o vinho do Porto.