A obra-prima da Sudbrack ... Sem mais nem menos. A cor é um "cerveja-com-coca". É um vermelho transparente de leve turbidez, muito lindo. A espuma, é farta, levemente marrom, muito gostosa, com bolinhas pequenas, pena não durar mais.
O aroma ... Deusolivre, como não pensar em bacon e salame defumados ao sentir todo aquele malte defumado e madeira subindo pelas tuas narinas? O gosto é levemente adocicado, acho um quê de caramelo mas com aquele gostinho de defumado tão bom sendo bem mais pronunciado. Várias reviews no brejas dizem que esta moça não é tão "defumada" quanto deveria, então está mais do que óbvio que vou querer provar umas Rauchbiers mais fiéis.O álcool encaixa bem no sabor, que por não ser muito amargo tende a agradar um público mais vasto. Mas se você não gosta de defumados nem passe perto.
Adorei o aftertaste dessa moça, me lembra um pouco brincar de apagar fósforos com a boca. O aftertaste é duradouro, então se você realmente gostou dele vai se esbaldar, senão será um inferno. Adorei essa Rauchbier, e não vejo a hora de tomar outras.
Harmonizei a Rauchbier com um bom cachimbo, utilizando o fumo americano HALF and HALF. Acredito que com o fumo CAPTAIN BLACK ela deva ficar maravilhosa também!
De fato a combinação é perfeita. Embora a Eisenbahn recomende harmonizá-la com charutos, ela caiu perfeitamente com um bom cachimbo, seus gostos se misturam, fica uma combinação maravilhosa. Parece que estamos bebendo o fumo ou fumando o malte e vice-versa!
Em relação a esta deliciosa cerveja feita com malte defumado, achei-a bem parecida com a Kaiser Bock (porém superior), até mesmo seus 6,5% de graduação são bastante semelhantes!
A espuma é densa, o gosto do lúpulo é duradouro.
Boa combinação!