Clésio, de fato há várias imprecisões no texto, que vale a pena ser lido mais pelo inusitado. Outro exemplo: ao mencionar "las cervezas amargas como las ales y las stouts", ele dá a entender que são duas categorias completamente distintas, quando uma está dentro da outra.
Gustavo, a Coreia do Norte é O país mais fechado do mundo, hors concours. Quando escrevi que o artigo servia para aqueles que querem conhecer as maravilhas do país, achei que a verve irônica havia ficado clara. Mas, olha, não acho que seja algo virtualmente impossível (e, muito menos, que seja "cool"). Embora, certamente, seja MUITO difícil ir ao país - há uma cota de visitantes anuais, e os requisitos são complicados. Veja, por exemplo, o relato de um amigo que passou 3 meses por lá recentemente, a trabalho:
"Procede sim, cara, menos o valor de 7 dólares que mencionam. Uma garrafa de 600 ml de Taedonggang era 90 cents de dólar, super em conta! Talvez na destilaria fosse mais caro por ser pra gringo, mas nos mercadinhos era esse o preço. Fui nos primeiros dias lá na fábrica dela, mas confesso que não sabia desse detalhe do equipamento ter sido trazido da Inglaterra. Ela tinha uma gradação nominal bem altinha, tipo 9 ou 11 por cento, mas não parecia, descia bem leve. Tinha uma galera que dizia que fedia, hahaha, e de fato o cheiro não era super agradável, mas eu não me incomodava. E com certeza lá se amarram em cerva - birita no geral, na verdade."