Fala, Schwam, tudo certo?
Não sei como faz pra comprar aí em Poços de Caldas ou no Paraguai, mas me parece uma boa dica ir nas lojas online que tem entregas gratuitas ou dentro de preços aceitáveis para todo o Brasil.
Quanto ao início do processo de degustação, também sou iniciante. Comecei a experimentar mais marcas de cerveja a mais ou menos um ano (talvez um pouquinho mais agora, mas não muito mais do que isso). Eu adoro tudo que envolve comer e beber, principalmente bebidas (acho que a única coisa que pode superar este sentimento são as mulheres, hehehehe).
Escolhi as cervejas pq... Simplesmente pq é fantástico!
Aqui no blog brejas tem uma guia de degustação inicial que te dá, se não me falha a memória, 20 marcas para serem um guia. Nesse "guia" tem vários tipos de cerveja e cervejas muito boas. A idéia é exatamente a experimentação de cervejas para ter uma base de início.
Uma boa dica é, se você tem acesso e dinheiro, ir em bares que possuem cervejas incomuns e degustar essas cervejas. Conversar com os garçons, muitas vezes o cara que fica atrás do balcão é o dono do bar que é um expert no assunto e agente não pode se dar ao luxo de deixar de ouvir esses caras.
Bom, espero ter sido de ajuda, qualquer problema fale ai que nos responde daqui.
Abraços, Felipe