Iodofor

Mais
15 anos 3 meses atrás #533 por Alex da Ros
Criado por Alex da Ros no tópico Iodofor
Sera possivel a sanitizacao com Iodofor medicamento?

www.multilab.com.br/?PAG=medicamentos_de...D_DIVISAO=3&PAGINA=7

Esse produto tem 10% de iodo ativo, desta forma, com apenas 1ml de Idofor, conseguiriamos 8 litros de solucao com agua a 12,5 ppm(suficiente para sanitizar).

Peguei um artigo do blog do Ricardo Rosa que fala sobre o assunto:
kotmf.com/articles/iodophor.php

Li no forum da Acerva Gaucha que eles usam com alcool 70 para borrifar nos equipamentos.

O custo do frasco de 100 ml custa uns 7,00 reais. Ou seja, uns 80L.

Sei que nossos fornecedores vendem solucoes comerciais jah prontas. Mas gostaria de uma solucao mais artesanal, barata e facil de encontrar...rss

Alguma contra-indicacao?
Mais
15 anos 3 meses atrás #831 por Luiz Fernando Pizzani
Respondido por Luiz Fernando Pizzani no tópico Re: Iodofor
eu paguei 10 reais no meu frasco de Biofor, que é uma marca de iodofor usado em criadouros de animais. Eu sempre diluo 1ml para cada litro, mas sempre enxaguo com água quente no final (apesar do que o rosa escreveu, ainda não tive coragem de testar uma vez sem enxaguar).

ele contem 2,25% de iodo livre. No rótulo diz que para cada 100 ml do produto há 11,25g de concentrado de iodophor e 15g de ácido fosfórico.

tem funcionado muito bem, mas juro que não sei até hoje se estou usando da melhor forma...
Mais
15 anos 3 meses atrás #993 por Alex da Ros
Respondido por Alex da Ros no tópico Re: Iodofor
Pesquisei mais alguns link que fui achando em divesos sites sobre iodofor. Tambem comprei meu frasquinho para comecar a sanitizar, pretendo utilizar esta solucao a 12ppm e enxaguar com agua fervida depois. Olha ai o que achei sobre o assunto:

www.bayareamashers.org/content/maindocs/iodophor.htm

pt.wikipedia.org/wiki/Iodofor

Ligações externas e referências
Can iodophor be used as a no-rinse sanitizer? (Pode o iodofor ser usado como um sanitizante "não enxaguante"?) - byo.com(em inglês)
Streaming mp3 from BasicBrewing.com with interview of Murl Landman of National Chemicals (BTF Iodophr) - media.libsyn.com (em inglês)
Artigo sobre o uso residencial de iodofor - www.bayareamashers.org (em inglês)
Um completo guia para limpeza e sanitização - www.realbeer.com (em inglês)

Ficha técnica:

www.multilab.com.br/?PAG=medicamentos_de...D_DIVISAO=3&PAGINA=7

Custo:

www.ultrafarma.com.br/ch/detalhes.aspx?pc=11366

O que diz John Palmer( howtobrew.homebrewer.com.br/index.php/2....3%A3o_de_equipamento )

Iodophor

O Iodophor é uma solução de iodo complementada com um polímero, muito conveniente para se usar. Uma colherada em 20 litros de água produz uma concentração de 12,5 ppm de iodo e é suficiente para sanitizar um equipamento com 2 minutos de imersão. Uma imersão por 10 minutos produz níveis de desinfecção compatíveis com os padrões hospitalares. A 12,5 ppm a solução tem uma cor marrom suave, que pode usar-se para conhecer a viabilidade da solução. Se perde essa cor, significa que já não contém iodo suficiente. Não há nenhuma vantagem em usar quantidades de iodo maiores às especificadas. Além de desperdiçar o produto, corre-se o risco de níveis excessivos de iodo na cerveja.

O Iodophor mancha o plástico com exposições demoradas, embora seja somente um problema estético. A solução de 12,5 ppm não precisa ser enxaguada, mas apesar disso o equipamento deve ser bem escorrido antes de usá-lo. Embora a concentração recomendada não seja suficientemente alta para interferir no sabor da cerveja, eu enxáguo os equipamentos com água fervida morna para evitar qualquer possibilidade de sabores indesejados.

O que diz Charlie Papazian:

Iodine-Iodine disinfectant called Iodaphor is available at your local homebrew
supply shop. Sold commercially as "iodine detergent germicide," these
solutions are very concentrated and have acids such as phosphoric acid added
for their cleansing ability Read the instructions of these concentrates very
carefully. A typical dilution ratio of 2 teaspoons (10 ml) of about a 1.5 percent
iodine concentrate added to 5 gallons (19 I) of cold water will achieve an effective
sanitizing solution.
If these disinfectants are available (they are often used in the dairy industry),
they offer a practical alternative to the homebrewer. Iodine can be as toxic
as chlorine, so care should be taken when handling. It will permanently stain
clothes and other things.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Vitor Colossi Branco, Leonardo Calvelhe
Mais
14 anos 10 meses atrás #6815 por David Figueira
Respondido por David Figueira no tópico Re: Iodofor
Alex
Alguns colegas usam iodo de farmacio mesmo, (2%) uma gota por litro ou algo assim!

Eu usei uma vez, mas exagerei e o gosto passou pra cerveja.
Prefiro o peracetico :) ou alcool 70 para o dia a dia

David
Tempo para a criação da página:0.344 segundos