Sanitização com Vaporetto: Funciona?

Mais
15 anos 3 meses atrás #115 por Mauricio Beltramelli
Pessoal,
O Luiz, produtor da Celta de Ribeirão Preto, só usa vaporetto pra sanitizar os petrechos dele.
Ele só usa o peracético pra componentes em que o vapor não pode entrar totalmente, como mangueiras.
Funciona mesmo? Que experiência vocês têm com o vaporetto?
Mais
15 anos 3 meses atrás #123 por Daniel Guandalini
Putz, esta eu nunca ouvi falar, mas acho a idéia legal pois evita possíveis alterações na breja. Não sei se todo equipamento suporta a temperatura do vapor, além deste problema citado acima pelo Maurício de não entrar em alguns "buraquinhos".rsrsrsss
Faço minha sanitização com Ácido Peracético e o resultado é legal, porém andei conversando com alguns colegas que trabalham com este produto e me chamaram a atenção com dois riscos para a saúde.
- 1º: o contato com os olhos pode cegar o sujeito;
- 2º: devido a alta quantidade de hidrogênio, em contato com a água, ele libera um gás nocivo ao sistema respiratório.

Cuidado aí galera.
Mais
15 anos 3 meses atrás #132 por Philip Zanello
O Vaporeto é uma boa, porém usá-lo como único sanitizante é bem discutível. Sei que o Luis Teixeira o usa com maestria: ele me disse que até agora não teve contaminações.

Mas pesquisando alguns livros, descobri que a esterilização com água fervente (que tem contato total com todas as partes do recipiente) acontece entre 15-25 minutos. O Vaporeto é vapor com temperatura superior (alguém arrisca a quanto chega?), o que diminuiria o tempo de contato. Só que esse tempo de contato eu diria que teria de ser algo em torno de 3-5 minutos para pelo menos sanitizar em padrões aceitáveis.

Uma pequena "passada" de vaporeto elevaria a temperatura do material para mais de 100 graus? E uma vez a mais de 100 graus, quanto tempo esse material se manteria acima da temperatura de fervura da água?

Eu não sei... Só acho que a praticidade de não mexer com químicos para sanitizar equipamentos é boa demais.

Eu acabei de mudar de água sanitária e/ou iodo para peracético e estou super satisfeito com os resultados (e não precisar enxaguar). Não vou mudar tão cedo.

"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
Mais
15 anos 3 meses atrás #176 por Rafael Aquino
bom vaporeto eu nao sei.. mas ja tentei usar a panela de presao pra sanitizar garrafas... confesso que deu um medim heheheh!! mas nao tive problemas... o unico problema eh que eh trabalhoso.. te ocupa um tempo danado... enquanto peracetico voce faz o contato com uma bomba de pressao ou deixa de molho e vai fazer outras coisas enquanto o negocio age...!!

to com o phil... peracetico eh barato dimais pra ficar tendo trabalho atoa...!! eu sou adapto a experiencias... eu sempre gosto de tentar alguma coisa nova e tal pra experimentar... mas depois que comessei a usar peracetico ja era... ehheheh
Mais
15 anos 3 meses atrás #239 por Adriano Carvalho
Alem do que a sanitização com peracético, como bem ressaltaram o Rafael e o Phil, é "insta". Em pouquíssimo tempo de contato, adios bactérias e similares.

Atualmente opto por água fervendo (onde é possivel - o vaporetto poderia auxiliar bastante esta parte), álcool 70% e peracético.
Mais
15 anos 3 meses atrás #339 por Daniel Barros
Eu sanitizo (esterilizo alias) minhas garrafas com vapor de uma panela de pressão não vejo problema.

O vapor da vaporetto chega até 120°C !!
Tempo para a criação da página:0.388 segundos