Dry-hopped ESB

Mais
16 anos 3 meses atrás #832 por Luiz Fernando Pizzani
Criado por Luiz Fernando Pizzani no tópico Dry-hopped ESB
domingão vou fazer uma leva aqui em casa. Ela não vai seguir nenhum estilo específico, apesar de ser próxima de uma ESB. Meu objetivo é algo simples para testar algumas inovações (para mim), como o malte tostado em casa, a utilização de um fermento líquido reaproveitado, a mosturação em um cooler ao invés de usar a panela e um batch sparge (normalmente uso fly sparge ). também será minha primeira cerveja com dry-hopping, por isso aceito sugestões para fazer um blend bacana de lúpulos.

3 kg malte pilsen agrária
1,5 kg malte pilsen agrária tostado no forno por 2 horas entre 150~180 graus
0,5 kg carapils (ei, um pouco de dextrina nunca é demais)
lúpulos:
20g galena (11,5%AA) 60'
15g millenium (late hopping após fervura)
40g saaz (dry hopping no fim da fermentação por 3-5 dias)
o fermento é um da white labs que não faço idéia do nome.

total da leva: 17 litros
IBU: 33
cor: 24 EBC
OG estimado: 1060
álcool estimado: 5,7%vol

mosturação: 70ºC por 45 min e mash out
fervura: 60 min
vou fermentar a temperatura ambiente sem me preocupar muito com controle e planejo 14 dias (7 de primário+ 7 de secundário), para dar tempo de levar umas garrafas já carbonatadas para a festa do concurso nacional no rio. nos últimos 5 dias no secundário pretendo adicionar os 40g de saaz, mas ainda estou na dúvida se uso só ele ou faço um blend com algum outro aromático que tenho aqui. As opções são Nugget, Galena, Cascade e Amarillo.

idéias?

cheers!
Mais
16 anos 3 meses atrás #864 por Jonas Almeida
Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Dry-hopped ESB
Bom, primeiro acho legal a iniciativa de fazer algo sem seguir padrões específicos, não esquece de postar os resultados para nós acompanharmos o que suas "inovações" podem trazer...
Também nunca usei fermento líquido e costumo brassar na panela, devido as rampas e etc...
Agora quanto ao dry hopping, recomendo o Nugget... Na verdade li muito sobre isso antes de fazer na minha leva (uma IPA), e todas referencias sugeriam um lúpulo de alto teor de Ácidos Alfa...
Por isso eu recomendo o Nugget... Quando fiz, o fiz com Columbus e o resultado me foi muito simpático, realçando sobretudo o amargor da breja...
Estou curioso pra saber os resultados, não esqueça de postar aqui..
Abraço e bom trabalho!
Mais
15 anos 7 meses atrás #10986 por Philip Zanello
Respondido por Philip Zanello no tópico Re:Dry-hopped ESB
Luiz, como ficou a ESB?

Gostaria de saber desse malte tostado: 150-180 graus por 2 horas não é demais? Você não acabou com malte marrom/preto? Ou tirou antes?

Estou pensando em fazer alguma coisa do mesmo tipo.....apenas torrar um pouquinho o malte pilsen para torná-lo pale ale e dar um pouco mais de "maltado" pra cerveja....

Fale-nos aí coo ficou a sua leva...

"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
Tempo para a criação da página:0.342 segundos