Old Ale - Dicas de envelhecimento.

Mais
10 anos 3 meses atrás #59020 por André Rodrigues
Pessoal,

Alguém já fez uma Old Ale aqui?

Estava pensando em um produção desse estilo (que é muito interessante) e, como o BJCP sugere o envelhecimento, fiquei pensando em como realizar esse processo.
Como vocês fizeram (ou fariam) esse envelhecimento?
Maturariam por um longo período de tempo (quanto tempo e em qual temperatura)?
Ou fariam esse envelhecimento na própria garrafa(quanto tempo e em qual temperatura)?
Ou uma mescla dos dois casos.

Lembrando que estou falando de uma produção (por enquanto) sem uso de madeira e sem blends.

Abraços,
Mais
10 anos 3 meses atrás #59036 por Gustavo Silva
André, essa é uma das cervejas que venho planejando a muito tempo. Eu queria fazer uma american barley wine bem maltada, com FG em torno de 1,030, 10% de álcool e uns 70 IBU. Gostaria de maturar ela por 6 meses em barril de carvalho ou amburana, porém os preços deles não está me atraindo muito. Acho que vou fazer a mesma receita usando chips de carvalho. Não é a mesma coisa, longe disso, mas pelo menos dá uma certa complexidade na cerveja. Fora que custa muito pouco.

Outra alternativa seria fazer também uma american barley wine de mesma receita, porém reduzindo a FG, deixando o teor alcoólico em torno de 11% e maturar um ano na garrafa a temperatura ambiente mesmo.
Mais
10 anos 3 meses atrás #59041 por André Rodrigues
Gustavo.
A minha ideia é menos "strong" que a sua.
Estava querendo algo como uma Old Ale, na faixa dos 7,5 a 8 Abv (acredito que com uma FG em torno de 1,020) e uma lupulagem só pra balancear.
Algo bem mais inglês mesmo.
Mas eu não queria envelhece-la em um barril e nem com chips.
Só queria dar um perfil mais "old" nela simplesmente com o tempo.

Seria possível isso com uma cerveja nessa faixa de ABV?
Mais
10 anos 3 meses atrás #59042 por Gustavo Silva
Acho que tudo é possível. :)

Qual levedura tu pensa em usar?
Mais
10 anos 3 meses atrás #59044 por André Rodrigues
Pensei inicialmente em usar a US-05 , pois quero um perfil de levedura mais neutro no sabor.
Mais
10 anos 1 mês atrás - 10 anos 1 mês atrás #60247 por João Alberto Kolling
Moçada

Meu schedule para uma cerveja deste tipo seria:

- 3 semanas/1 mes de primária com levedura scharomyces de 20/23ºC. Oxigenação extra após as primeiras 12 horas de inoculação da levedura.

- 5 dias de cold crash a 0ºC para separação da levedura.

- envase com primming. 1.8 a 2.0 vol/co². 2 semanas a 20ºC até carbonatação.

- 6 meses na garrafa em temperatura de adega até primeira prova.

Meu schedule caso optem por carvalho ou madeira:

- ferver um espiral de carvalho em água. (geralmente mando vir de homebrewshops dos USA)

- mergulhar o carvalho em um pote contento um uísque com bom custo/benefício. (depende do bolso do cervejeiro :D)

- brassar e fermentar conforme acima.

- cold crash e separação do fermento conforme acima.

- adicionar somente o espiral de carvalho na cerveja e manter em 16/18ºC por no mínimo 1 mês. Recomendo a retirada de amostras uma vez por mês. Retirar a cerveja para o envase quando as notas de carvalho estiverem um pouco acima do desejado (o envelhecimento na garrafa tende a suavizar as notas da madeira, equilibrando assim o carvalho no nível desejado).

- primming e garrafa conforme acima.

Basicamente isso. É uma cerveja que se beneficia muito do primming e do envelhecimento em garrafa. O carvalho, dependendo da variedade e da tosta pode trazer uma complexidade absurda para a breja. Eu recomendo o Francês de tosta média.

Abraços
Ultima edição: 10 anos 1 mês atrás por João Alberto Kolling.
Tempo para a criação da página:0.329 segundos