Ajuda na minha primeira brassagem

Mais
10 anos 1 mês atrás - 10 anos 1 mês atrás #58919 por sergio domingues
Ola pessoal,

Peço encarecidamente uma ajuda na minha primeira brassagem, ainda estou com algumas duvidas e gostaria muito de que pudessem responde-las pra mim, fazendo um mega super favor.

Vou passar a receita que veio e depois escrevo minhas duvidas

receita 20 litros tipo weiss

3 kg malte pilsen
2,5 kg malte de trigo

Fui orientado na minha primeira brassagem a usar menos trigo por nao ter experiencia e para nao deixar entupir

LUPULO : MITTELFRUH EM PELLET

FERMENTO : WB-06

1) Estou pensando em usar 13 litros de agua para brassagem e 20 litros para lavagem do mosto. ESTA CORRETO ASSIM?

2) em meu kit tem a bazooka e a grain bag, ainda nao tenho fundo falso, É MELHOR FAZER A BRASSAGEM EM UMA PANELA E DEPOIS TRANFERIR PARA A PANELA COM A BAZOOCA E A BAG OU PODE FAZER DIRETO NA PANELA COM A BAZOOKA E A BAG? O QUE É MAIS FACIL E MAIS GARANTIDO?

3) Quais rampa de temperatura eu devo usar para essa receita?

4) quantas gramas desse lupulo na fervura?

5) vou fazer o priming com açucar invertido uma a uma na garrafa de 600ml pra ter certeza rsrsrsrs; quanto de açucar devo colocar em cada garrafa?

meu fermentador é de 25 litros tipo conico, optei por esse pela praticidade e para correr menos risco na transfega para o maturador.
Estou pensando em fermentar a 21 graus por 7 dias (gosto do aroma de banana) e maturar por 10 dias

obrigado a todos e desculpem por tantas perguntas
Ultima edição: 10 anos 1 mês atrás por sergio domingues.
Mais
10 anos 1 mês atrás #58935 por Gustavo Silva
Sérgio, antes de tudo aviso que não utilizo grain bag (por motivos práticos), por isso não posso lhe ajudar em praticamente nada relacionado a isso. Mas vamos às outras dúvidas:

1) Na brassagem eu prefiro utilizar 2,3L de água por Kilograma de grãos, pelo fato de ter o maior rendimento com essa relação. Mas normalmente se usa 2,5L/Kg. Você pode usar os 13L planejados. Já pra lavagem a quantidade de água varia de acordo com a sua OG desejada. Pra uma weiss, nesse caso, 20L está ótimo.

Um kilo de grão absorve em torno de 1,1L de água. Nisso você já perde aproximadamente 6L, sobrando 27L. Fervendo por 75min você ficará com algo próximo de 22L de mosto, o que dará uns 19L de cerveja no final.

3) Depende. Você gosta do aroma e sabor de cravo? Se sim, use as três rampas abaixo, se não, use as última duas.

42°C - 15min;
50°C - 15min;
64°C a 68°C - 75min (Você escolhe a temperatura, tendo em vista que quanto maior ela for mais doce e encorpada será a cerveja, porém menos alcoólica).

4) Eu sugiro a utilização de um lúpulo com maior teor de alfa-ácidos, mas se quiser usar esse use em torno de 30g a 75min. Isso lhe dará algo próximo de 16,5 IBU.

5) O estilo pede um creme alto, por isso use em torno de 7g ou 8g por litro. Numa garrafa de 600mL iria em torno de 4,5g de açúcar (o que daria 7,5g/L). Mas cuide bem com o cálculo da água e quantidade de açúcar que você colocará na calda, pois qualquer erro pode deixar sua cerveja sem gás ou explodir a garrafa.

Já sobre a fermentação, não programe um tempo. O ideal é deixar até parar de borbulhar e medir a densidade diariamente até que fique estável por 24h. Daí sim levar para maturar. Eu normalmente deixo maturando por 5 dias a 0°C (isso somente para weiss).
Mais
9 anos 10 meses atrás #60892 por egon silveira
Muito boa explicação Gustavo.

Parabéns

sou novo no forum, estou comprando meus equipamentos, em breve vou fazer minha primeira brassagem.

:P
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #60912 por Kiran Oliveira
Egon,
A Weißbier é uma das minhas cervejas favoritas, mas sou mais de beber / degustar do que ir para a cozinha!
Desejo sorte na sua primeira brassagem. Conte pra gente como ela ficou assim que estiver pronta!! :)
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Kiran Oliveira.
Tempo para a criação da página:0.330 segundos