Receita simples possivel para cerveja de trigo

Mais
10 anos 6 meses atrás #57502 por Filipe Bergami
Boa noite,

Prologo;

Depois de provar a primeira cerveja premium na vida, uma Hofbrau Munchen, eu queria ter a oportunidade de tomar mais vezes, mas na minha cidade o preço da criança é de R$22,00. Comprar de fora é mais barato, mas com o preço do frete só vale a pena se for em grandes quantidades.

Então tive a ideia de tentar fazer em casa, comecei a pesquisar e notei logo de cara que existem milhares de receitas e metodos de fazer, algums mais faceis outros mais avançados. Como o conteudo é muito variado é dificil de escolher uma receita.

Duvida;

Gostaria de fazer uma cerveja de trigo, pelo metodo mais simple e facil possivel. Nesse momento não vo me importar muito com o sabor e beleza, mas sim de ver que eu realmente sou capaz de fazer cerveja.

Se eu for capaz, eu gostaria de tomar isso como hobby e ai sim, partir pra algo mais avançado e melhor.

Qual receita vocês me indicariam?

Obrigado.
Mais
10 anos 6 meses atrás #57505 por Gustavo Silva
Olá Filipe. Seja bem-vindo.

Gostaria de começar dando uma dica. Acho que é melhor você começar com uma cerveja mais simples e de fácil produção, como uma Pale Ale. Elas necessitam de apenas uma rampa de temperatura na brassagem (retirados alguns casos isolados), há apenas uma adição de malte no mesmo processo, a filtração e lavagem ocorre mais facilmente, etc. Já uma weizenbier precisa de um descanso protéico e entre outros pequenos trabalhos extras.

Enfim, acho melhor começar com uma produção simples e menos trabalhosa para você ''pegar o jeito'' e então partir para uma com mais etapas e com maiores chances de ter problemas.

Vamos à receita então. Acredito que você posso começar com uma receita simples, mas que dá uma excelente resultado. Para 20L utilize.

2,5Kg malte pilsen
2,5Kg malte de trigo
0,3Kg malte munich

10min - 43°C
10min - 50°C
75min - 66°C
10min - 78°C (opcional)

10g de Hallertau Magnum - 60min
10g de Willamette - 5min

11,5g de levedura WB-06

OG: 1,050
FG: 1,010
ABV: 5,4%
IBU: 19

Qualquer dúvida que tiver é só avisar. :)
Mais
10 anos 6 meses atrás - 10 anos 6 meses atrás #57507 por Filipe Bergami
Obrigado pela resposta Gustavo,

No caso para o preparo, eu devo misturar os maltes em agua agua morna e ir variando a temperatura conforme o tempo indicado?

Como eu alcanço essas temperaturas tão baixas num fogão a gás?

E por ultimo, qual a melhor loja nacional que você indicaria para compra dos ingredientes?

Eu falei sobre uma de trigo, alem de porque eu gostei muito, porque eu vi esse video e achei o metodo facil:

Ultima edição: 10 anos 6 meses atrás por Filipe Bergami.
Mais
10 anos 6 meses atrás #57510 por Gustavo Silva
Sim, você deve colocar o malte em água em torno de 50°C, isso fará com que ela caia para 43°C, ou perto disso. Após vá aquecendo e mexendo o conteúdo da panela até atingir 50°C. Repita o mesmo com as outras temperaturas. Mas sempre deixando o tempo indicado em cada uma das temperaturas.

E qualquer fogão aquece a essas temperaturas, porém aconselho usar um fogareiro. Normalmente fogões levam horas para aquecer um volume tão grande (20 litros).

A loja que eu indico sempre é a WE Consultoria, porém é de Porto Alegre, isso torna o frete caro para a maioria dos estados. Porém também há o Lamas, que é sempre uma boa opção.
Mais
10 anos 6 meses atrás #57513 por Filipe Bergami
Beleza emtão, vou seguir sua receita,

Só vou ter que alterar todas as quantidades porque ainda não tenho material pra fazer esse volume.

Usando regra de três eu defini as seguintes quantidades:

Agua – 5 Litros
Malte Pilsen Castle Malting - Importado (Bélgica) – 625 gramas
Malte Trigo Best Malz - Importado (Alemanha) – 625 g
Malte Munich Best Malz - Importado (Alemanha) – 75 g
Lúpulo Hallertauer Magnum – 2,5 g
Lúpulo Willamette – 2,5 g
Fermento Seco WB-06 – 2,9 g

Daria certo fazendo assim?

Outra duvida:

Quanto a forma de preparo, posso preparar pelo metodo "Brew in a bag"?

Por falta de materiais, eu terei que improvisar em varias etapas, vou lhe contar como eu pretendo fazer e me diga se daria certo:

O calderão eu usaria uma panela de pressão convensional de volume total 8L.
Para moer o malte, eu usaria um socador de alho e iria esmagando os grãos, sem muita força.

Fermentação seria um grande problema... eu penso aqui em fazer um furo na tampa de uma garrafa plastica aonde vou passar um cano, e lacrar totalmente com fita isolante.
Passar o cano para outra garrafa com alcool 70%, e lacrar da mesma forma, para saida do CO2.
Limparia tudo muito bem com Alcool 70%.

Duvida aqui: Quanto tempo para a fermentação?

Ao termino da fermentação eu colocaria a cerveja em uma garrafa plastica para o uso.

A unica coisa que eu teria que comprar seria um termometro, até as porções em gramas da pra separar olhando só baseado na porcentagem do total.

Então Gustavo, essa gambiarra toda daria certo?

Obrigado
Tempo para a criação da página:0.348 segundos