Das weiss

Mais
15 anos 6 meses atrás #2351 por João Sperb
Criado por João Sperb no tópico Das weiss
Receita: - 3 kg malte de trigo
- 2kg malte pilsen
- 500gr malte caramelo

Lúpulo: 15gr saaz a 60min
15gr saaz a 30min

rampas: 50o 20 minutos, 66oC por 30 minutos, 72oC por 30 minutos

fermento: wb-06 da fermentis, inoculado em pó a 20 graus.

fermentaçao por 1 semana, passada para outro recipiente para fermentaçao secundaria, engarrafado 1 semana depois com 300gr de açucar (15 litros).

Falando da cerveja: Ficou ótima, levente adocicada, bastante sabor vindos do fermento como a banana e o gostinho de pao (nao percebi cravo, pois fermentei-a a temperatura ambiente). Bem carbonatada, um dourado claro e turvo muito bonito.
Sou suspeito de falar dela pois eu me apaixonei pela minha obra, hehehe
ainda estou desenvolvendo a receita e minhas técnicas, mas para minha 1a weiss, realmente gostei.
Mais
15 anos 6 meses atrás #2419 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re: Das weiss
FErmentou a temperatura ambiente?????????

Ate agora naum me meti a fazer nenhuma receita pq naum tinah onde fermentar, achei que fermentando a temparatura embiente estragasse a cerveja?
Com relaçãoa agua como vc faz? quantos litros iniciais, quando litros a cada relavagem do malte?
Acho que vou tentar essa receita e essa fermatação a temperatura ambeinte.
Mais
15 anos 6 meses atrás #2420 por Jonas Almeida
Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Das weiss
300g de primming e sabor adocidado...
Me parece que vc fez MUITO primming - 20g eu nunca vi o máximo que já vi foi 10g/L para carbonatação quase sparkling - e ainda não fermentou por completo. Cuidado com as garrafas, elas podem estourar.
Mais
15 anos 6 meses atrás #2447 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Das weiss
hehehe, as garrafas nao estouraram nao...ta traquilo, eu sei que foi um pouco demais, aconselharia para 10gr/litro, mas isso foi um erro meu na hora de fazer o primming...tava me borrando que as garrafas estourassem!
Eu sei que ela nao ficou adocicada por causa do primming pq eu tomei essa cerveja antes de engarrafar (tirei da proveta, depois de medir a densidade) e ela estava com o mesmo sabor qu está agora...
Hoje um amigo tomou minha cerveja e disse que tinha gosto de mel...deve ter a ver com a temperatura que eu fermentei!

As ales podem ser fermentadas a temperaturas mais altas, mas se vc tiver o controle da temperatura é melhor! Eu mesmo estou providenciando um meio de começar a controlar a minha.
A água é um galão de 20 litros iniciais, depois para lavar o malte aproximadamente 20 L, e depois se algum problema com densidade acontecer (densidade baixa) é só ferver ela mais um pouco! soh faça a medida de densidade antes de colocar os lúpulos!
Mais
15 anos 6 meses atrás #2454 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Das weiss
40 litros total, qual a medida do seu fermentador ???
Pq estou pensando em comrpa rum fermentador de 30 litros.
Com a evaporação e a absorção de agua pelo malte dá quantos litros no final, com a densidade boa ???
Mais
15 anos 6 meses atrás #2479 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Das weiss
eu tento obter 20 litros, mas nunk eh muito exato, pois eu fiko ajustando a densidade...meu fermentador eh de 24 litros no maximo, mas sempre foi menos que isso.
Tempo para a criação da página:0.430 segundos