Esquilo! American Brown Ale

Mais
15 anos 7 meses atrás - 15 anos 7 meses atrás #1081 por Luiz Fernando Pizzani
moçada, acabei de abrir a primeira garrafa da minha última brown ale... nem preciso dizer, é a que vai pro concurso!! E adianto a todos...ficou espetacular!!! Nem percam tempo inscrevendo a de vocês! hahaa...

aí vai a receita para 40l:

64% pilsen agrária
22,4% caraamber Weyermann
10,2% carapils (não sei a maltaria)
3,5% chocolate Muntons
total 9,84 kg (ODEIO números redondos ahhaa)
lúpulos millenium (15,5%AA):
- 15g 60'
- 10g 30'
- 10g 20'
fermento Muntons Gold
usei água mole, de 5,5 ph
OG 1052
FG 1012
IBU 32,7
EBC 50
ABV 5,2%
mosturação - rampa única a 65~70ºC por 75 min
fervura - 120 min
fermentação:
primário 14 dias, temp. ambiente
secundário 7 dias, 0ºC
primming (8g/l açúcar cristal) e maturação na garrafa (até agora): 7 dias, temp. ambiente

notas: a cerveja foi um "repeteco" de uma brown ale que fiz meses atrás. a diferença na receita é a adição de carapils dessa vez - que aparentemente fez uma PUTA diferença na espuma - e a troca de lúpulos, que na outra eram Nugget e Cascade. O Millenium é um lúpulo que ganhei na Brasil Brau e não é encontrado no brasil. Aparentemente é uma cepa modificada do Nugget para ter mais ácidos alfa, e possui um aroma bem similar a este. Outra modificação é que, na outra receita, usei 500g de beer enhancer e um pacote inteiro de spray malt dark da muntons. Fervi por 120 min para acentuar o sabor de caramelo. Outra nota importante é que, pela primeira vez, uma cerveja minha CONGELOU durante a maturação. E detalhe: na geladeira comum de casa (não uso freezer nem tenho termostato). Fiquei com um puta medo do fermento ter morrido e acabar com meu primming, mas deu tudo certo. Agora já sei como fazer uma Eisbock no futuro hehe...

Comentários: é a cerveja com melhor duração de espuma que já fiz até hoje. Deve ser mesmo a dextrina (do carapils) fazendo efeito. Ficou com ótimo drinkability, com final suave. O caramelo não ficou muito aparente quanto na outra que eu fiz, na qual talvez tenha sido acentuado pelos extratos de malte. Mas o lúpulo ficou muito, muito mais equilibrado. Talvez tenha ficado mais frutada do que deveria, mas é o preço que se paga por fermentar a temperatura ambiente sem termostato.

Prosit!
Anexos:
Ultima edição: 15 anos 7 meses atrás por Luiz Fernando Pizzani.
Mais
15 anos 7 meses atrás #1082 por Luiz Fernando Pizzani
tá, eu sei que pareço com cara de nojo, mas minha cara é nojenta mesmo! hahahahaa

Anexos:
Mais
15 anos 7 meses atrás #1085 por Mauricio Beltramelli
Luiz,

Parece apetitosa, parabéns e boa sorte no Concurso!

Mas agora falta você explicar o motivo do nome da breja... :)
Mais
15 anos 7 meses atrás #1094 por Luiz Fernando Pizzani
essa é fácil! vá assistir Up no cinema =)
  • um visitante
Mais
15 anos 7 meses atrás #1097 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Esquilo! American Brown Ale
Tenho até vontade de comprar um desses kits básicos pra brincar de fazer cerveja em casa, mas quando vejo vocês falando sobre a técnica do processo dá uma preguiça do cão ! Rsrsrsrs... Acho que sou da lei do menor esforço, melhor ir a uma loja e comprar a bichinha pronta. Hehehe... O trabalho é só de por pra gelar e servir !
Mais
15 anos 7 meses atrás - 15 anos 7 meses atrás #1224 por Philip Zanello
Nem comece Fábio... Vou ter que argumentar a favor da cerveja caseira agora!! Esqueça um pouco de todas essas discussões técnicas e cursos e mais cursos que aparecem por aí. Fazer cerveja em casa é fácil!!

Se você manja de inglês, compre apenas o livro "The Joy of Homebrewing", do Charlie Papazian que ele vai te fazer gostar disso. A primeira seção é pra iniciantes e não é difícil começar. Dá até pra começar usando extrato de malte, comprando no Afonso (sim, é caro. Mas pra uma primeira vez eu recomendo começar com extrato). Se não manjar, entra na wiki que traduziu o livro do John Palmer "How to Brew"

howtobrew.homebrewer.com.br/index.php/P%C3%A1gina_principal

e leia apenas os primeiros capítulos e faça já sua breja.

A parte mais técnica você pode ir aprendendo sem pressa, tomando uma de suas brejas.... É um hobby que eu tenho certeza de que você vai gostar!

"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
Ultima edição: 15 anos 7 meses atrás por Philip Zanello.
Tempo para a criação da página:0.405 segundos