Olá, sou membro de uma Empresa Jr. de engenharia que realiza projetos e recebi uma solicitação de um cliente para um projeto, tenho uma dúvida referente ao papel da serpentina na fabricação e em relação ao processo de brassagem. Eis aqui um trecho da solicitação dele:
1º_Controlador com aquecimento para o processo de brassagem de cervejas artesanais (estava pensando em uma serpentina de inox, com uma resistência interna, um potenciômetro e 1 ou 2 controladores de temperatura. Quero que a serpentina mantenha um delta de temperatura de no máximo 20ºC em relação ao mosto de cerveja, isso evita a caramelização dos açucares). A resistencia (serpentina mais resistencia) devem ter baixa capacitância térmica para evitar o sobreaquecimento e facilitar as respostas de controle, do contrário, teriamos que programar o controlador para desligar antes do delta atingir os 20ºC para que com a capacitância ele chegue a esse temperatura e volte a cair).
2º_Tornar esse controlador programavel com uma interface amigavel, tipo, selecione os degraus de temperatura que eu quero manter, e por quanto tempo e ele faz tudo sozinho, com sinal sonoro após a conclusão.
Ao pesquisar sobre a frabricação de cerveja, li que a serpentina não é utilizada no processo de brassagem, e sim no resfriamento. Também não achei nada referente à serpentina ter uma resistência interna passando por ela. O pedido dele faz sentido? Alguém poderia me esclarecer isso?
Grato!