Excesso de carbonatação

Mais
8 anos 1 mês atrás #65669 por Aline Finatto
Boa tarde galera, to com um probleminha de excesso de carbonatação e gostaria de ver se podem me ajudar...
Bom, é a segunda brassagem de weiss que faço e acontece o mesmo problema, porém, nessa última em uma quantidade um pouco menor de carbonatação que a primeira, mas ainda assim parecendo um champagne!
A receita foi de 20L com um rendimento de 18L, utilizei açúcar cristal para o priming, onde foram usados 6g/L. A quantidade de fermento utilizada foi 11g do FERMENTIS WB-06. Durante a brassagem tudo ocorreu bem, porém, no resfriamento foi quando houve o maior problema, pois só consegui resfriar em mais ou menos duas horas (não sei se influenciaria na carbonatação).
Maturei ela por 20 dias, e após fiz a refermentação por mais sete dias, em ambos os casos controlando temperatura.

Desde já sou grata pela atenção e ajuda.
Mais
8 anos 1 mês atrás #65682 por Gabriel C.
Respondido por Gabriel C. no tópico Excesso de carbonatação
Algumas perguntas rápidas:

A maturação foi feita após a estabilização da FG? Como você mediu isso?
O sabor e o aroma da cerveja que foi engarrafada estavam fora do normal, com algum indício de contaminação?
Mais
8 anos 1 semana atrás #65770 por Rodrigo Garini
Respondido por Rodrigo Garini no tópico Excesso de carbonatação
Na maioria dos casos em excesso de carbonatação se dá por conta da fermentação ser interrompida antes do término. Você precisa medir a densidade na fermentação até ela estacionar, ou seja, qndo vc medir em um intervalo maior que 24 horas e a densidade permanecer a mesma, aí sim pode iniciar o processo de maturação. caso contrário vai açúcar do mosto junto na garrafa e por isso o excesso de Co2.
Outro fator importante é a quantidade de açúcar que está colocando no mosto na hora do envase. Aconselho a usar açúcar invertido já na quantidade ideal para 20 litros e mistura-lo bem antes do envase, assim com ctza terá uma boa cerveja, nem sem gás nem um espumante.
Tempo para a criação da página:0.356 segundos