Ta fermentando? aonde eu errei.

Mais
8 anos 4 meses atrás #65425 por Julian C
Pessoal, fiz minha primeira brassagem. Durante o processo nenhum problema grave, a princípio tudo certo. Mas não vejo reação no meu airlock, acredito que não está fermentando. Segue foto anexo.

Fiz uma receita para 10 litros, mas após a fervura ficou apenas uns 5 litros e utilizei metade do sache para fermentar, de 4 a 5 gramas. Tenho um fermentador de 30l, mas estou preocupado pois não vejo reação no meu airlock. Já está a 1 dia em fermentação a 19 graus.

Fiz uma Original Bitter e usei o fermento S-04.
Anexos:
Mais
8 anos 4 meses atrás #65426 por Fabio Vieira
Respondido por Fabio Vieira no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.
Ausência de atividade no airlock não quer dizer que não está havendo fermentação.
Se esses 5 litros estiverem no fermentador de 30 litros, o headspace (espaço residual não ocupado pelo mosto cervejeiro no fermentador) será muito grande a ponto de ficar difícil de observar atividade no airlock também.
O mais certo é acompanhar a fermentação medindo a densidade do mosto. Se vc observar que está havendo diminuição da densidade, é porque a fermentação está acontecendo.
Tenha paciência e não se desespere...
Mais
8 anos 4 meses atrás #65427 por Julian C
Respondido por Julian C no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.
Obrigado Fábio, vou aguardar. Pela foto que anexei, o que você me diz?
Mais
8 anos 4 meses atrás #65428 por Julian C
Esqueci de mencionar que quando coloquei o fermento o mosto estava a 26 graus.
Mais
8 anos 3 meses atrás #65433 por Fabio Vieira
Respondido por Fabio Vieira no tópico Ta fermentando? aonde eu errei.
O ideal é inocular o fermento com o mosto estando na mesma temperatura que será a de fermentação. Por exemplo, se vai fermentar usando 20 graus Celsius, o ideal é inocular o fermento com o mosto a 20 graus. Mas a 26 graus está ok, pois não vai matar as leveduras .
Mais
8 anos 3 meses atrás #65453 por Julian C
Pessoal, sobre o densímetro. Tem duas opções para comprar, o densímetro e o mini densímetro. Estava pensando em comprar o míni, pois desperdiço menos mosto. Mas me falaram que esse mini com proveta de 50ml não mede bem, que bom mesmo é o de 250ml. O que vocês me dizem?
Tempo para a criação da página:0.343 segundos