Boa noite colegas,
quinta-feira (03/03) eu e minha esposa brassamos uma Stout. Temos pouquíssima experiencia em "homebrewing", e mesmo assim inventamos de "copiar" uma receita da Brewdog (Stereo Wolf Stout).
www.brewdog.com/diydog
Estamos acompanhando diariamente a evolução da fermentação. Nossa OG foi de 1.053, e já faz aproximadamente 48 hrs que as medições indicam 1.029. Pela receita brewdog, e pelo software brewtarget deveríamos chegar em torno de 1.010 - 1.014. Irei descrever abaixo a receita e nosso processo. Gostaria da opinião de vocês. Devo adicionar mais levedura? Apenas esperar e ficar monitorando? (até quando?). Poderia ter faltado açúcar fermentável ou algum outros nutriente importante?
Nota1: estamos medindo a densidade com refratômetro, coletamos a pequena amostra pela torneira do fermentador. Fermentação está sendo feita a 19ºC, temperatura controlada.
Nota2: não estamos preocupados em enquadrar a receita em nenhum "estilo". Pelo meu humilde conhecimento percebo que a receita faz uma "mistura" de "Stouts".
Ingredientes:
- 3,0 kg Malte Extra Pale Maris Otter
- 0,5 kg Malte Special W
- 0,4 kg Malte Carafa Especial I
- 0,4 kg Cevada Torrada
- 0,5 kg Malte de Trigo
- 0,5 kg Flocos de Aveia
Lupulagem:
- 8g Nugget + 8g Summit :60min
- 15g Bramling Cross: 35min
- 25g Willamette + 25g Summit: 10min
- Dry Hopping a ser feito: 50 g Willamette + 50g Summit
Fizemos uma primeira rampa a 56 ºC por 15min, depois fizemos a segunda rampa a 65ºC por aprox 80min. Jogamos o Carafa Especial I e a Cevada Torrada ao final, ficaram por 10 min, quando ligamos o fogo e chegamos aos 77ºC. Lavagem e filtragem foram OK.
Começamos a fervura com 27L e terminamos com 22L, conforme previsto.
Não tivemos prolemas no resfriamento. Fizemos a transferência para o fermentador com boa aeração.
Levedura que colocamos foi a Nottinghan. Utilizamos 3 saches. 2 deles fizemos a hidratação, conforme indicava a instrução do fabricante. O outros sache jogamos direto ao mosto.
Pela amostra que coletamos para medir a densidade estou gostando do "produto". Tomei uma "provinha" e agradei (aroma bacana do torrado, amargor legal...).
Tentarei colocar aqui uma foto do inicio da fervura e outra de hoje, do "mosto/cerveja".
Grato se puderem opinar.
obs:
ABV esperado: 5,1
IBU teórico: 51
abs,
Marcelo