- Postagens: 1
- Obrigados Recebidos: 0
Felipe Dutra escreveu: Fala aí pessoal, a algum tempo decidi que queria fazer cerveja artesanal, então comprei os equipamentos de medição, panelas e fermentadores. Ainda não comprei nenhum insumo.
Queria muito fazer uma witbier mas li em vários locais inclusive aqui no fórum que é um estilo um pouco complexo portanto não ideal para o iniciante.
Optei então em fazer uma Pale Ale, mas surgiram diversas dúvidas quanto a produção.
Como calculo a quantidade de malte que devo usar?
Como calculo a quantidade de água pra brassagem? E pra lavagem? Quanto de lúpulo eu devo usar?
Eu tracei uma receita de mais ou menos como imagino minha cerveja, defini um OG, FG e uma cor que eu desejo. Mas como calculo a quantidade de insumos que devo utilizar em função de atingir o que tracei na receita?
Felipe, sugiro você usar um programa para lhe auxiliar, eu uso o Beersmith. Nele vc insere seu equipamento e sua litragem, na receita, vc vai colocando os insumos e o programa vai te dizendo se está dentro dos parâmetros do estilo que está fazendo, ou não.
Mas uma conta simples é vc usar 2,5 vezes em litros de água em relação à quantidade de maltes em Quilos, usando 1,5 vezes a mais da água utilizada na brassagem para fazer a lavagem. A quantidade de lúpulo sem um programa é mais difícil de calcular, mas vc deve achar alguma tabela procurando na net.
Abraços.
Desde já agragradeço.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados