rampa invertida

Mais
9 anos 3 meses atrás #63128 por ROMULO ROCHA
Criado por ROMULO ROCHA no tópico rampa invertida
Olá, uma pergunta aos mais experientes,,,, qual problema de se iniciar a mostura proximo dos 71 e deixar a temperatura cair lentamente ate 50 dura cerca de 40 minutos e depois voltar a temperatura a 71 e deixar cair lentamente novamente e fazer isso até completar 1:30 hrs?
dessa forma teríamos ação das enzimas por completo? ou a temperatura das rampas tem que ser crescente?
abraço a todos e boas brassagens
Mais
9 anos 3 meses atrás #63129 por Edu Toledo
Respondido por Edu Toledo no tópico rampa invertida
Olá Romulo,
Acho que não. Para que você possa extrair o máximo das enzimas do malte, as rampas devem ser crescentes. As beta-amilases atuam na temperatura entre 60 e 65, enquanto as alfa-amilases entre 70 e 75. Elas vão se quebrar em cadeias de açúcares de menor tamanho para a alimentação do fermento e produção do álcool. No meu entender se começar logo na alta temperatura, pode acabar não acontecendo as quebras de açúcares das fases anteriores. O repouso proteico (entre 45-50) também é muito importante para fornecer energia depois para o fermento digerir os açúcares que seu mosto vai produzir - e o repouso proteico também influencia na espuma da breja logo depois.
Tudo também depende do resultado que você quer...
Sucesso.
Mais
9 anos 3 meses atrás #63130 por ROMULO ROCHA
Respondido por ROMULO ROCHA no tópico rampa invertida
obrigado edu... procuro uma receita pratica e de qualidade, nao entendo muito sobre a parada proteica... vou tentar ler um pouco mais sobre o assunto....
Tempo para a criação da página:0.313 segundos