Rendimento

Mais
9 anos 7 meses atrás #61749 por Guilherme Aleixo
Criado por Guilherme Aleixo no tópico Rendimento
Bom dia, pessoal.
Esse fds resolvi fazer minha primeira cerveja, uma Red Ale com uma receita da Bil Bil, aqui de Curitiba.
Essa receita levou 3,6kg de malte e seguimos a quantidade de água recomendada pelo por John Palmer(2,5L/kg na Brassagem e depois mais 1,5L/kg na fervura), o que ainda dei uma aumentada, coloquei 10L na brassagem e depois 15L na fervura. A receita era para 20L, porém rendeu aproximadamente 12L.
Alguém pode me dar uma luz em qual parte do processo estou tendo pouco rendimento? Talvez diâmetro da panela de fervura? Devo fazer ajustes com mais água nos processos?
Abraços!
Mais
9 anos 7 meses atrás #61751 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Rendimento

Guilherme Aleixo escreveu: Bom dia, pessoal.
Esse fds resolvi fazer minha primeira cerveja, uma Red Ale com uma receita da Bil Bil, aqui de Curitiba.
Essa receita levou 3,6kg de malte e seguimos a quantidade de água recomendada pelo por John Palmer(2,5L/kg na Brassagem e depois mais 1,5L/kg na fervura), o que ainda dei uma aumentada, coloquei 10L na brassagem e depois 15L na fervura. A receita era para 20L, porém rendeu aproximadamente 12L.
Alguém pode me dar uma luz em qual parte do processo estou tendo pouco rendimento? Talvez diâmetro da panela de fervura? Devo fazer ajustes com mais água nos processos?
Abraços!

Guilherme, faça seu cálculos levando em consideração que se perde em torno de 1 litro para cada kg de malte; 30% de evaporação e (para 20l) uns 2,5l de trub.
Como exemplo, para tirar 20 litros de uma APA de OG 1054 para fermentar (descontando as perdas citadas) eu uso cerca de 5,8kg.

Considere usar um programa para lhe ajudar na receita, eu uso o Beersmith.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Guilherme Aleixo
Mais
9 anos 7 meses atrás #61761 por Guilherme Aleixo
Respondido por Guilherme Aleixo no tópico Rendimento
Entendi, Fernando. Porém como foi minha primeira cerveja, estranhei o fato do kit ser para 20L, pensei que o produto final seria de 20L. Baseado no que obtive com 3,6kg de malte, seus 5,8kg deve render os 20L mesmo.
Valeu a dica do programa, vou dar uma pesquisada sobre.
Obrigado
Mais
9 anos 7 meses atrás #61768 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Rendimento
É pouco malte sim pra 20 litros finais sim, é uma receita para tirar 14-15 litros pós fervura e trub, com eficiência em torno de 65%. Pra tirar 20 litros no fermentador, eu preciso levar uns 26-27 litros pra fervura, pelo menos. Com 3.6kg de malte pilsen eu consigo, com minha eficiência em torno de 75% e mirando em 20L no fermentador, uma cerveja por volta de 1040-1041 de OG e olha lá.
Mais
9 anos 7 meses atrás #61769 por Guilherme Aleixo
Respondido por Guilherme Aleixo no tópico Rendimento
Entendi, Pedro.
Mas o que será que baixou tanto minha eficiência? O fato de eu estar num ambiente mais aberto(churrasqueira) ou a panela de fervor ser uma 46?
Na lavagem não quis "apertar" o malte pra sair mais pra evitar mais resíduos...
Mais
9 anos 7 meses atrás #61770 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Rendimento
Eu apostaria na moagem principalmente, além da lavagem. É o fator primeira leva, é normal.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Guilherme Aleixo
Tempo para a criação da página:0.342 segundos