Válvula sem ação

Mais
10 anos 7 meses atrás #59684 por Fábio Florêncio
Criado por Fábio Florêncio no tópico Válvula sem ação
Boa noite pessoal!

Estou iniciando no mundo cervejeiro agora e ontem fiz minha primeira brassagem! Uma WitBier. Ontem por volta de 22 horas coloquei o fermento e hoje pela manhã (6 horas) a válvula estava borbulhando muito mas quando cheguei do serviço (18 horas) percebi que a válvula não está mais borbulhando com tanta intensidade! Percebi também que olhando contra a luz o balde mostra uma faixa cinza por cima da "cerveja" se assim posso chamar. Estou com medo de ter dado errado! alguém pode me ajudar? isso é normal?

Valeu!
Mais
10 anos 7 meses atrás - 10 anos 7 meses atrás #59695 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Válvula sem ação
Bom dia Fábio.
Está utilizando qual fermentador?
Está bem vedado?
Colocou o fermento em quantidade certa?
Qual a temperatura do mosto quando colocou o fermento?
Está fermentando em qual temperatura?
Está fazendo controle da temperatura de fermentação?

Não acompanhe a fermentação apenas pelo airlock, dependendo das variáveis que perguntei acima, principalmente pela má vedação do fermentador, ele pode não apresentar estar trabalhando ou funcionar por um curto período (qualidade do fermento; quantidade de fermento; temperatura muito alta de fermentação), mas a fermentação ainda poderá estar ocorrendo, mesmo que de maneira pouco eficiente.
A faixa cinza que citou é normal de cervejas do tipo ale, ela é a fermentação ocorrendo. Posteriormente, ela decantará e ficará como uma lama no fundo do fermentador.

O ideal é sempre acompanhar a fermentação pela atenuação, medindo a gravidade pelo densímetro ou pelo refratômetro, se ela está atenuando como o esperado, a fermentação está ocorrendo mesmo com a pouca ou nenhuma atividade do airlock.

A fermentação é a parte mais sensível e importante da fabricação de cerveja artesanal, dedique muito estudo para esta fase, ela fará muita diferença na qualidade de sua cerveja.

Abraços.
Ultima edição: 10 anos 7 meses atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fábio Florêncio
Mais
10 anos 7 meses atrás #59698 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Válvula sem ação
Bom, na minha opinião está tudo normal. É comum ter um pico de formação de gás no primeiro dia, ou nas primeiras horas quando a OG for baixa. E a camada cinza também se forma (nem sempre com essa cor) normalmente e é chamada de krausen.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fábio Florêncio
Tempo para a criação da página:0.341 segundos