Carbonataçao pilsem

Mais
10 anos 10 meses atrás #58030 por RODRIGO MELO
Criado por RODRIGO MELO no tópico Carbonataçao pilsem
E ai colegas cervejeiros blz?
Pois fiz minha primeira pilsen, foram 15 dias fermentando( usei so 1 sache de fermento s-23) e 15 maturando. Og 1050 e fg 1010, ate ai tudo beleza, fiz a carbonataçao com 6gr de açucar por litro, agora 8 dias depois, como a curiosidade e maior destampei "uma". Cara! A ceva esta perfeita.
Minha preocupaçao, se com 8 dias esta boa, sera que corre o risco continuar gerando co2 e explodir essas preciosidades?
De uma olhada na foto.
Anexos:
Mais
10 anos 10 meses atrás #58031 por RODRIGO MELO
Respondido por RODRIGO MELO no tópico Carbonataçao pilsem
Bha foi mal a foto virada.
Anexos:
Mais
10 anos 10 meses atrás #58033 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Carbonataçao pilsem
Há pessoas que dizem que após o tempo de carbonatação é necessários colocá-las na geladeira, caso contrário continuará fermentando. Não seja amigo dessas pessoas, haha.

O pouco de fermento que resta na garrafa vai fermentar somente o que foi adicionado no primming. Se a mesma levedura não conseguiu consumir o açúcar durante a fermentação, não será agora que ela ganhará esse superpoder. Pode até ser que deixando vários meses um pequena quantidade dos açúcares menos complexos restantes sejam consumidos pela levedura, mas creio eu que a quantidade é tão pequena que não fará diferença perceptível, tanto na espuma quanto no sabor e aroma.

Resumindo: minhas cervejas que ficam meses maturando na garrafa fora da geladeira são sempre as melhores. Pode deixar sem problemas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo, RODRIGO MELO
Mais
10 anos 10 meses atrás #58040 por José Maurílio Marcondes Alves
Parabéns Rodrigo, Tua bera ficou com uma aparência ótima.
Podes compartilhar conosco a receita?
Qual foi o método de clarificação que usastes?
Mais
10 anos 10 meses atrás #58042 por Excluido Excluido
Respondido por Excluido Excluido no tópico Carbonataçao pilsem
Parabéns pela cerveja!
Se o priming foi feito corretamente, não se preocupe que a garrafa não vai explodir não hehe!

demorei 3 levas para realmente acertar a minha bohemian pilsen!
Mais
10 anos 10 meses atrás #58091 por RODRIGO MELO
Respondido por RODRIGO MELO no tópico Carbonataçao pilsem
Cara a receita é simples, como o rendimento é sempre menor pois tenho uma panela de 22 litros e acabo levando uns 17 litros pro fermentador então ajustei um pouco.
4 kg Globalmalt 2RS e 3,7EBC
20 gr saaz à 45min.
10 gr saaz à 30min.
Usei apenas 1 sache de s-23.
Ficou fermentando por 15 dias à 10º. Fiz a trafega e ficou mais 15 dias maturando a 1º( esse é muito importante). Engarrafei e em 8 dias estava carbonatada.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
Tempo para a criação da página:0.400 segundos