FERMENTAÇÃO & MATURAÇÃO

Mais
10 anos 1 mês atrás #58019 por JORGE GLAUCIO BORGES
Galera, bom dia!
Estou com uma leva de Weiss no final da fermentação(creio eu, hoje completam 9 dias e ainda não estabilizou a densidade).
Quantos dias de maturação (pretendo 10ºC) antes do envase e depois quantos dias na garrafa vocês indicam. 10 e 10 dias está de bom tamanho?
Obrigado.
Mais
10 anos 1 mês atrás #58020 por Excluido Excluido
a densidade esta em quanto? esta medindo com densimetro ou refratometro? 9 dias ja era pra ter terminado, ou esta bem no finalzinho... weiss nao precisa de longa maturação, uns 10 dias ta legal, na garrafa ela vai melhorando com o tempo, 2 semanas a um mes é o ideal, mas a partir de uma semana se a nao der pra aguentar ja da pra provar hehe
Mais
10 anos 1 mês atrás #58021 por JORGE GLAUCIO BORGES

Bruno Pontalti escreveu: a densidade esta em quanto? esta medindo com densimetro ou refratometro? 9 dias ja era pra ter terminado, ou esta bem no finalzinho... weiss nao precisa de longa maturação, uns 10 dias ta legal, na garrafa ela vai melhorando com o tempo, 2 semanas a um mes é o ideal, mas a partir de uma semana se a nao der pra aguentar ja da pra provar hehe

Bruno, na verdade ainda não medi a densidade pois ontem ainda tinha atividade no airlock...e entendo que se ainda tem atividade no airlock tem fermentação (o oposto sei que não é verdade) .... estou errado? Pensei em medir a partir do fim das "borbolhas".... tá errado este meu raciocínio?

Obrigado pela resposta.

Forte abraço.
Mais
10 anos 1 mês atrás #58023 por Excluido Excluido
cara pode acontecer sim de o airlock ainda borbulhar um pouco mesmo apos a fermentacao terminar, pode estar escapando co2 por ele, acho que ja vale a pena medir a densidade hoje, ve se ja esta no esperado, acredito que esteja, e espera mais uns 2 dias mede outra vez para ver se realmente esta estabilizado, e vai pra maturação, 9 dias pra fermentação de weiss é bastante tempo!

abraço
Mais
10 anos 1 mês atrás #58026 por JORGE GLAUCIO BORGES

Bruno Pontalti escreveu: cara pode acontecer sim de o airlock ainda borbulhar um pouco mesmo apos a fermentacao terminar, pode estar escapando co2 por ele, acho que ja vale a pena medir a densidade hoje, ve se ja esta no esperado, acredito que esteja, e espera mais uns 2 dias mede outra vez para ver se realmente esta estabilizado, e vai pra maturação, 9 dias pra fermentação de weiss é bastante tempo!

abraço

BLZ...vou fazer isto....
Mais
10 anos 1 mês atrás #58027 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico FERMENTAÇÃO & MATURAÇÃO
Exatamente como o Bruno falou, borbulhar não significa que a fermentação ainda está ativa. As minhas levas borbulham por uns 12 dias, mas normalmente a partir do 7º eu já faço a medição da densidade e normalmente no 10º eu já ponho pra maturar.

No caso da weiss, eu deixaria somente uns 5 dias maturando no fermentador e engarrafaria, deixando mais 20 dias na garrafa antes de beber. Assim a turbidez final ficaria maior (maior quantidade de fermento será levado pra garrafa), uma das características do estilo. Fora que, particularmente, acho que melhora o sabor.
Tempo para a criação da página:0.350 segundos