Como baixar o FG de uma receita elaborada no beers

Mais
10 anos 1 mês atrás #57796 por JORGE GLAUCIO BORGES

Gustavo Silva escreveu: Não faz sentido não funcionar com 62 ou 63°C, pois nessas temperaturas também ocorre a formação de açúcares, mas ok. :)

E a receita tá legal, com certeza ficará boa!

Fiquei com esta "pulga atrás da orelha"...talvez varie mas em décimos e a aproximação não permite visualizarmos...mas com 64º o FG baixou "fácil"...rs...pelo beersmith.

É a ferramenta que temos....Vamos ver....se dá certo.

Forte abraço.
Mais
10 anos 1 mês atrás #57797 por JORGE GLAUCIO BORGES

José Maurílio Marcondes Alves escreveu: Vale lembrar que os termômetros cervejeiros não são muito precisos. Uma diferença de
2 graus é normal.
Uma vez levei para Universidade um termometro caseiro para aferição, e marcou 3 graus
a menos!

José Maurílio, foi por este "erro" que aumentei um pouco a temperatura da "ALFA" para 69....para afastar um pouco do 64 e correr menos risco de "estourar" o mash out.

Valeu.
Mais
9 anos 7 meses atrás #61497 por Ricardo Rocha
Estou com dúvida de como aumentar o FG ESTIMADO no Beersmith, sendo que FG Medido está ok.

Encontrei duas alternativas: alterar o perfil de mostura para maior corpo (full body) e alterar atenuação no cadastro do fermento.
Porém, mesmo com essas alterações, a elevação do FG Estimado foi pequena diante do FG Medido.

Estou satisfeito com o resultado de ABV / CORPO e por isso gostaria de ajustar o Beersmith.
Há algum outro modo para o Beersmith entender que estou gerando mais açucares não-fermentáveis?
Mais
9 anos 7 meses atrás #61499 por Bruno Moreno de Brito
Na verdade 64C é a melhor temperatura para secar. Existem dois motivos para isso, primeiro é que a 62C não ocorre uma gelatinização tão boa do amido o que dificulta a conversão. Segundo é que muita gente acha que a tal temperatura a enzima tal funciona bem e a tal funciona mal. Na verdade o que é mais importante é o tempo de desnaturação. Quanto mais alta a temperatura mais rápido a beta amilase se degrada, enquanto a alfa amilase dura mais tempo. E quanto mais frio menos é a atividade da enzima. O que acontece não é que ativamos a beta amilase, nós damos mais tempo para ela atuar.
É normal os cervejeiros acharem que a 62-64 a beta amilase está "atuando mais" e a 65-66 equilíbrio e 67-70 a alfa amilase "atua mais". Na verdade elas atuam em conjunto o tempo todo, a Alfa-amilase quebra o amido em dextrinas e a Beta-amilase quebra essas dextrinas em glicose e maltose.
A 63-64c aproximadamente ocorre o máximo de produção de açúcares fermentáveis. Eu tbm achava que a 62 secaria mais, mas já fiz cerveja a 62 e a 64 e a 64 teve fg mais baixa

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Tempo para a criação da página:0.427 segundos