Boa noite galera...
Fiz minha segunda Brassagem e ambas tiveram o mesmo resultado... meu "grupo" cervejeito ja esta desanimando pois as coisas não estão indo nada como o planejado, então gostaria de uma ajuda de vocês...
Tentamos fazer um IPA... e a receita que peguei no livro do Jhon Palmer e adaptei pela ferramente de Beer Recipe do BrewFriends foi:
Estilo de Cerveja: INDIA PALE ALE
Volume: 20 LITROS
Densidade Inicial: 1.066 (IDEAL 1.066)
Densidade Final Esperada: 1.016 (IDEAL 1.016)
ABV Esperado: 6,54 %
IBU Calculado: 51,54
Levedura Utilizada:
FERMENTO S-04 ALTA ENV 11.5g
Maltes Utilizados:
MALTE PILSEN ALEMÃO 3.8 EBC EM GRAOS - 5,250 KG
MALTE CHATEAU CRYSTAL 151.0 EBC EM GRAOS - 0,330 KG
Lupúlos Utilizados:
LUPULO GALENA 12.50% AM/AR T-90 - 0,025 KG (60 MIN.)
LUPULO NORTHERN BREWER 11.50% AM/AR T-90 - 0,025 KG (15 MIN.)
LUPULO NORTHERN BREWER 11.50% AM/AR T-90 - 0,015 KG (5 MIN.)
O resultado da primeira foi foda... quando adicionei o primeiro lupulo ela pegou imediatamente uma coloração extremamente turva... e depois foi só piorando... ao final da fervura a cerveja estava EXTREMAMENTE amarga... Intragavel, sem nenhum resquicio do açucar que deveria possuir... estava realmente MUITO AMARGA...
Fermentamos na esperança de dar algum resultado minimo mas foi infrutifero.. jogamos fora a leva inteira.
Sabado agora fizemos outra... Controlamos melhor a temperatura (foi este o motivo que achamos ser o responsável pela leva estar muito amarga, não controlamos direito a temperatura na hora do mosto) e ao final da lavagem a cerveja estava maravilhosa... uma coloração linda e um sabor muito bom, conforme planejado...
Quando adicionamos novamente o lupulo Galena ela automaticamente tomou a mesma coloração turva e suja, mas ao final da fervura podia se sentir um leve gosto doce no meio dauele amargo exacerbado.
Quando fui prova-la hoje percebi que o amargo tinha piorado e estava novamente intragavel...
Estamos fazendo algo de errado? Pode ser o meu lupulo que esta ruim? amanha vou fazer uma American Pale Ale e testar... mas o desanimo esta foda...
Aguardo uma ajuda... forte abraço!!!
Segue em anexo a receita da IPA e da APA... vlwww