Ajuda aew Galera... desanimo esta batendo forte...

Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #56305 por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
Boa noite galera...

Fiz minha segunda Brassagem e ambas tiveram o mesmo resultado... meu "grupo" cervejeito ja esta desanimando pois as coisas não estão indo nada como o planejado, então gostaria de uma ajuda de vocês...

Tentamos fazer um IPA... e a receita que peguei no livro do Jhon Palmer e adaptei pela ferramente de Beer Recipe do BrewFriends foi:

Estilo de Cerveja: INDIA PALE ALE
Volume: 20 LITROS
Densidade Inicial: 1.066 (IDEAL 1.066)
Densidade Final Esperada: 1.016 (IDEAL 1.016)
ABV Esperado: 6,54 %
IBU Calculado: 51,54

Levedura Utilizada:
FERMENTO S-04 ALTA ENV 11.5g

Maltes Utilizados:
MALTE PILSEN ALEMÃO 3.8 EBC EM GRAOS - 5,250 KG

MALTE CHATEAU CRYSTAL 151.0 EBC EM GRAOS - 0,330 KG

Lupúlos Utilizados:
LUPULO GALENA 12.50% AM/AR T-90 - 0,025 KG (60 MIN.)
LUPULO NORTHERN BREWER 11.50% AM/AR T-90 - 0,025 KG (15 MIN.)
LUPULO NORTHERN BREWER 11.50% AM/AR T-90 - 0,015 KG (5 MIN.)

O resultado da primeira foi foda... quando adicionei o primeiro lupulo ela pegou imediatamente uma coloração extremamente turva... e depois foi só piorando... ao final da fervura a cerveja estava EXTREMAMENTE amarga... Intragavel, sem nenhum resquicio do açucar que deveria possuir... estava realmente MUITO AMARGA...

Fermentamos na esperança de dar algum resultado minimo mas foi infrutifero.. jogamos fora a leva inteira.

Sabado agora fizemos outra... Controlamos melhor a temperatura (foi este o motivo que achamos ser o responsável pela leva estar muito amarga, não controlamos direito a temperatura na hora do mosto) e ao final da lavagem a cerveja estava maravilhosa... uma coloração linda e um sabor muito bom, conforme planejado...

Quando adicionamos novamente o lupulo Galena ela automaticamente tomou a mesma coloração turva e suja, mas ao final da fervura podia se sentir um leve gosto doce no meio dauele amargo exacerbado.

Quando fui prova-la hoje percebi que o amargo tinha piorado e estava novamente intragavel...

Estamos fazendo algo de errado? Pode ser o meu lupulo que esta ruim? amanha vou fazer uma American Pale Ale e testar... mas o desanimo esta foda...

Aguardo uma ajuda... forte abraço!!!

Segue em anexo a receita da IPA e da APA... vlwww
Anexos:
Ultima edição: 10 anos 4 meses atrás por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA.
Mais
10 anos 4 meses atrás #56320 por Gabriel Rogel
Opa, o lúpulo geralmente é medido em gramas, mas a medida parece fazer sentido, vc ta usando ai nessa receita 25 gramas de lúpulo para amargor no inicio da fervura e 40 gramas de lúpulo de aroma no final da fervura.
Vc colocou as 65 grs tudo junto? no inicio da fervura? Pode ser isso ...
Além disso o estilo IPA é bem amargo mesmo, algumas cervejas ai no mercado são caras e exageradamente amargas e intragáveis, é a máxima, quanto mais lúpulo melhor.
Tente detalhar mais o modo de feitura, alguém pode entender o que ocorreu...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
Mais
10 anos 4 meses atrás #56321 por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
25 gramas no início da fervura e o restante com 15 e 5 min....
Coloquei em kg no Excel sem querer... Ta complicado... Muito amarga
Mais
10 anos 4 meses atrás #56323 por Gustavo Silva
Não se baseie na coloração e turvação da fervura, pois a cerveja irá se clarificar muito durante a decantação pós fervura, fermentação e maturação.

E pelos meus cálculos a sua cerveja ficou com 60 ~ 63 IBU. Muito amarga não é. O que pode acontecer é vocês não gostarem de amargor, por isso estão achando ruim.

E só pra deixar claro, vocês esperaram decantar o trub após a fervura?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
Mais
10 anos 4 meses atrás #56324 por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
25 gramas no início da fervura e o restante com 15 e 5 min....
Coloquei em kg no Excel sem querer... Ta complicado... Muito amarga
Mais
10 anos 4 meses atrás #56325 por BRUNO LOPES DE OLIVEIRA
Sim... Fizemos o turbilhão e deixamos uns 10 min para decantar..., obrigado pela atenção galera... Estou fazendo uma com 30 ibu hoje... Vamos ver
Tempo para a criação da página:0.471 segundos