Preparo para Primeira Brassagem - Algumas Dúvidas

Mais
11 anos 4 meses atrás #55258 por Gabriel Campana Loureiro
Fala pessoal, sou novo no fórum e há algum tempo estou estudando o assunto e montando meus equipamentos para realizar a primeira brassagem.

Após muita leitura algumas dúvidas não consegui sanar.

Primeiro, meu sistema consiste em uma estrutura em escada com duas bocas de alta pressão. Uma panela mais alta que servirá de fonte de água quente e no andar mais baixo, outra panela com um filtro adaptado (tubulação inox com cortes) na qual farei tanto a brassagem quanto filtragem/lavagem. Nesta panela adaptei uma bomba de recirculação, tipo máquina de lavar, além de tela envolvido com lã de vidro, e manta térmica (para ajudar a manter as rampas de temperatura).

Agora seguem as dúvidas para este sistema que resolvi montar:

1. Após a brassagem e primeira filtragem com recirculação (bomba), eu devo retirar todo o mosto para então começar a lavagem? Ou devo deixar retirar uma quantidade para deixar uma camada de água acima do bagaço? E esse mosto retirado deve ficar a alguma temperatura específica ou não importa?

2. Durante a lavagem/sparge, como utilizo uma bomba de recirculação, basta apenas adicionar a água e recirculá-la, ou é recomendável adicionar a água na mesma vazão que retiro pela torneira embaixo em outro recipiente, sem recircular?

É isso galera, desde já agradeço pela colaboração.
Mais
11 anos 4 meses atrás #55262 por Marcelo Vodovoz
1- recomenda-se extrair o mosto até uns 2 dedos acima da cama de grãos, a temperatura do mosto retirado nao importa muito, principalmente se vc fez mash-out.
2-primeiro vc recircula um pouco, depois que começar a extrair nao precisa recircular mais, a nao ser que entupa alguma coisa. o ideal é jogar a água da lavagem por cima na mesma vazao que está extraindo por baixo, para manter aqueles 2 dedos acima da cama de graos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel Campana Loureiro
Mais
11 anos 4 meses atrás #55270 por Gabriel Campana Loureiro
Obrigado pela ajuda. Aproveitando... você teria algumas dicas de procedimento para corrigir a OG, caso ela esteja diferente ao planejado antes da fermentação? Tem como corrigir?
Mais
11 anos 4 meses atrás #55271 por Marcelo Vodovoz
vc pode ir acompanhando a og conforme for extraindo o mosto durante a lavagem, nao se esqueça de considerar o qto vai evaporar na fervura. no final da fervura da pra ajustar colocando mais água fervida, ou deixando ferver mais tempo pra evaporar mais(isso vai aumentar a caramelização e o amargor tbm se já tiver adicionado os lúpulos).

eu nao me preocuparia com isso na primeira brassagem. certifique-se que vc converteu os amidos na mostura, cuide bastante da sanitização, inocule o fermento na faixa de temperatura indicada pro fermento, enfim, o importante é no final sair cerveja.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gabriel Campana Loureiro
Mais
11 anos 4 meses atrás #55313 por Gabriel Campana Loureiro
Entendi Marcelo, obrigado.
Deixa eu te perguntar, em relação ao preparo de uma larger, tipo pilsen, você recomendaria ou há a necessidade de uma filtragem após a fervura e/ou após a fermentação passagem para maturação?
Mais
11 anos 4 meses atrás #55315 por Marcelo Vodovoz
cara, nunca fiz pilsen, nao sei te responder isso com precisão...
Tempo para a criação da página:0.397 segundos