Passo a passo Weiss. Algo errado?

Mais
10 anos 6 meses atrás - 10 anos 6 meses atrás #55199 por Rafael Augusto
Boa noite pessoal.
Estou planejando minha primeira leva. Para encurtar o papo, uma vez que o este post será longo, escolhi uma Weiss. Pra ser específico esta ( cervejamonstro.com/2012/12/11/monstro-do-lago-weiss/ ). Procurei bastante coisa aqui na net e já me surgiram algumas dúvidas. Sendo assim, coloco a apreciação dos senhores 2 coisas, primeiro vou descrever o método e gostaria de saber se estou no caminho certo para esta primeira leva. 2º preciso tirar algumas dúvidas em específico. Assim sendo:
Material disponível:

1. 1 caldeirão 30 lts com torneira e fundo falso.
2. 1 balde fermentador com torneira e válvula air lock (que penso em utilizar pra maturar)
3. Um galão de agua de 20 lts com válvula air lock que penso em utilizar para fermentar.

A receita:

2,40 kg Wheat Malt, Ger (2,0 SRM) Grão 1 49,0 %
2,20 kg Pale Malt (2 Row) US (2,0 SRM) Grão 2 44,9 %
0,30 kg Munich Malt - 10L (10,0 SRM) Grão 3 6,1 %
21,74 g Hallertauer Hersbrucker [4,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 12,0 IBUs
1,0 pkg Safbrew Wheat (DCL/Fermentis #WB-06) [50,28 ml] Levedura 5 -

Um passo a passo:

1. Como já compramos os grãos moídos dispensamos a etapa de moagem dos mesmos.
2. Adicionaremos 17 lts de água no cadeirão e então aqueceremos a água até uns 45 graus e adicionaremos os 3 tipos de malte da receita, contando que o malte irá abaixar a temperatura da água até 40 graus.
2.1 Enquanto isso outro recipiente estará aquecendo 11 lts a 75º.
3. Estabilizando então à 40º manteremos por 15 min.
4. Subiremos a temperatura da água para 45º por mais 15 min.
5. Mais 5º, para 50º por mais 15 min.
6. Então para penúltima etapa, para os 67º por 45 min.
7. Finalizando então com o mash out a 76º por 10 min.
7.1 Importante frisar que durante todo o processo estaríamos filtrando a cerveja, drenando 2 lts do mosto e readicionando com a ajuda da escumadeira.
8. Aqui drenaremos o liquido do caldeirão até restar pouco mais que um dedo de água acima do fundo falso.
9. Neste passo então iniciaremos a lavagem dos grãos, com o método descrito em 7.1.
10. Importante frisar que todo o mosto drenado irá para o balde fermentador.
11. Terminada então a lavagem todo o líquido será escoado novamente para o caldeirão (já limpo e livre do fundo falso) para o início da fervura.
12. Aquecemos a água até a fervura.
13. Após o 60 min, ou seja, já finalizando a fervura iremos adicionar o lúpulo da receita.
14. Desligaremos o fogo e iremos transportar o caldeirão para um tanque (de lavar roupa) com água corrente, neste momento também iremos colocar o chiller para trabalhar.
15. Whirlpool.
16. Iremos transferir então o mosto para o galão de 20 lts com a válvula para iniciar a fermentação. Neste ponto irá para um frigobar e o objetivo aqui é manter a temperatura de 21 graus (que segundo o cervejeiro compositor da receita irá reforçar o sabor de banana que buscamos). Ficaria fermentando por 14 dias.
17. Neste passo drenaríamos o mosto fermentado para o balde fermentador para dar início a maturação do mesmo.
18. Voltaríamos o balde fermentador para o frigobar por mais 7 dias, diminuindo gradativamente a temperatura até 0º no últimos 2 dias. 1 dia 18º, 2 dia 15º, 3 dia 12º, 4 dia 9º, 5 dia 6º, 6 dia 0º, 7 dia 0º.
19. Primming. Aqui inverteríamos 140 g de açúcar em 420 ml (7 para cada lt de cerveja = 140g x 3 ml água 420 ml) fervendo por 5min.
20. Drenaríamos o mosto maturado para o caldeirão devidamente sanitizado e adicionaríamos a calda de açúcar e daria uma mexida para misturar bem.
21. Então finalmente, transferiremos o mosto para as garrafas que serão devidamente limpas e sanitizadas. Aqui penso em abrir a primeira garrafa com 15 dias, pra ver como ficou. (Dúvida aqui, as garrafas devem repousar em qual temperatura?)

Pronto, se não esqueci nada é isto. O que tem de errado com o meu passo a passo? Faltou algo? Algo não está correto?

Sei que o post é grande, mas não tenho a oportunidade de falar com outros cervejeiros na cidade que moro (com ctz existe quem o faça, mas não conheço), tampouco um curso onde posso tirar as minhas dúvidas, recorro então aos senhores para me auxiliarem nessa primeira leva.

Agradeço desde já.
Ultima edição: 10 anos 6 meses atrás por Rafael Augusto.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Fleck
Mais
10 anos 6 meses atrás #55209 por Marcelo Vodovoz
7.1 Importante frisar que durante todo o processo estaríamos filtrando a cerveja, drenando 2 lts do mosto e readicionando com a ajuda da escumadeira.

nao diria pra voce fazer isso durante todo o processo, seria inútil, até pq é importante que você misture o mosto com a pá cervejeira durante a mostura. depois do mash out é que vc vai fazer uns 15 minutos de recirculação(até parar de sair sedimentos), para entao iniciar a trásfega+lavagem.
Tempo para a criação da página:0.326 segundos