Teor Alcoolico

Mais
10 anos 9 meses atrás #53071 por Alex Camargo
Criado por Alex Camargo no tópico Teor Alcoolico
Ola Amigos preciso de ajuda, acabei de produzir uma weiss 10 litros, usei 1 k de pilsen mais 1,7 k de trigo com 15 g de perle em 2 momentos, a´pos realizar o resfriamento fiz a medição com densimetro e deu 1030 ORIGINAL, porem estou preocupado pois apos a fermentação farei a segunda medida e imagino que o densidade final vai dar em torno de 1010 sendo assim o teor de alcool vai dar no maximo 3.5,,, existe algo que eu possa fazer para aumentar caso isso aconteça.. neste exato momento esta fermentando , primeiro dia,,
Mais
10 anos 9 meses atrás #53072 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Teor Alcoolico
hum... talvez adicionar um pouco de açucar invertido... mas n sei se é uma boa, weiss normalmente nao leva açucar...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alex Camargo
Mais
10 anos 9 meses atrás #53077 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Teor Alcoolico
Não sei o que você fez, mas como o Marcelo falou daria pra colocar açúcar, ou até açúcar mascavo. Vai sair fora do estilo, mas não estamos num concurso. :)

Na teoria cada grama de açúcar colocado forma 0,6478mL de álcool, considerando 100% de eficiência na reação, porém vamos considerar que forme 0,5mL.

Pra chegar por exemplo a 5% de álcool deveria aumentar 1,5%, ou seja 1,5% de 10000mL é 150mL.

Se 1g de açúcar forma 0,5mL de álcool, pra achar o valor de açúcar uma regra de três resolve o problema.

1g → 0,5mL
X g → 150mL
X = 300g

Claro que o final vai ser mais que 10L, mas o valor final de 5% de álcool é aproximado.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: EDUARDO CORREIA, Alex Camargo
Mais
10 anos 9 meses atrás #53090 por Alex Camargo
Respondido por Alex Camargo no tópico Teor Alcoolico
Valeu amigo, ajudou muito, apenas uma duvida ,, em qual momento poderia acrescentar o açucar neste caso, pois neste momento esta fermentando...
Mais
10 anos 9 meses atrás #53092 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Teor Alcoolico
Pois é, isso nunca aconteceu comigo. Acredito que seja arriscado abrir o fermentador durante a fermentação, poderia haver uma contaminação. Eu esperaria acabar a fermentação e colocaria o açúcar, dando uma agitada e fechando o fermentador. Em algumas horas a fermentação deve voltar a acontecer.

Não tenho tanta experiência na fabricação caseira de cerveja, mas acredito que funcionaria. :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alex Camargo
Tempo para a criação da página:0.448 segundos