Problemas durante a produção

Mais
10 anos 9 meses atrás - 10 anos 9 meses atrás #52758 por Gustavo Silva
Olá!

Hoje produzi minha primeira cerveja, e como todo bom amador ocorreu alguns problemas que eu acredito serem um pouco sérios. :(

Primeiramente a OG ficou 1,013g/cm³. A brassagem durou 90 minutos a 67°C e a fervura foi também de 90 minutos. Após isso medi a OG e ficou nesse valor. Um detalhe é que não filtrei a cerveja, apenas passei ela por um coador para retirar as cascas antes de ir para a fervura. Sim, sei que não foi a melhor opção, porém só tive essa.

O segundo problema é que o trub foi junto para o fermentador. Pelo que eu havia visto na internet o trub seria algo quase sólido e poderia ser totalmente retirado com um coador, mas não foi bem assim. Uns 10-15% dele passou junto para o balde de fermentação. Esse trub prejudica a fermentação?

E a cerveja ainda está muito turva dentro do fermentador, alguém tem alguma sugestão de como eu poderia filtrá-la? Já tentei usar coador de café, a vazão da filtragem é muito baixa, tornando-se inviável.
Ultima edição: 10 anos 9 meses atrás por Gustavo Silva.
Mais
10 anos 9 meses atrás #52780 por Marcelo Vodovoz
nossa, a og ficou nisso mesmo? tem certeza? qual a receita?
Mais
10 anos 9 meses atrás #52781 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas durante a produção
Pois é, como na loja que eu fui comprar (que não era loja especializada em ingredientes para cervejeiros) só tinha mais 400g de malte (pilsen) eu comprei e usei esses 400g + 125g de aveia.

O detalhe que é eu fiz somente 4L. Sim, eu sei que é pouco, foi uma brassagem mais experimental, para ver o que aconteceria. Na próxima vou usar a quantidade "correta".
Mais
10 anos 9 meses atrás #52783 por Excluido Excluido
Também comecei agora, mas foi pouco malte mesmo, o ideal é no maximo 3 litros de agua por kilo de malte. provavelmente é por isso que a og esta tão baixa.
Acho que não tem problema um pouco de trub no fermentador, ele deve decantar, aqui eu usei uma peneira de inox que funcionou muito bem para filtrar o trub, e foi bem barata. vale a pena!
Mais
10 anos 9 meses atrás #52784 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas durante a produção
Pois é, acho que meu problema mesmo foi o malte, pois além de colocar pouco ele ainda ficou mal moído.

Na próxima vez vou fazer algo decente. :)
Tempo para a criação da página:0.390 segundos