Ajuda com Refratometro.

Mais
11 anos 2 meses atrás #50543 por Mateus Hausen
Criado por Mateus Hausen no tópico Ajuda com Refratometro.
Olá pessoal, estou na minha segunda leva, desta vez estou utilizando um refratometro (a primeira foi feita as escuras).

Meu refratometro mostra as 2 escalas brix e densidade.

A og foi de 1.045 dentro do esperado para minha blonde ale.

Minha dúvida está na FG, pois já está fermentando a 5 dias e a FG está em 1.023 e não está atenuando mais.

Li que precisaria fazer uma conversão devido a presença de alcool, não sei se converti certo, mas cheguei a 1.009.
Pergunto, está correto? existe uma variação tão grande devido a presença de alcool? ou minha cerveja atenuou pouco e eu converti errado?
Agradeço a atenção.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50566 por Paulo Almeida
Respondido por Paulo Almeida no tópico Ajuda com Refratometro.
Para controlar a FG é melhor usar o densímetro, pois o refratômetro tem essas variações em função do álcool e as tabelas não são nada práticas, a menos que você seja um químico experiente.
Eu comprei um mini densímetro somente para esta fase, para não desperdiçar muita cerveja.
Boa sorte.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50581 por Rafael Amarins
Respondido por Rafael Amarins no tópico Ajuda com Refratometro.
OG - Corrected: 11.30 °P, 1.045
FG - Corrected: 3.00 °P, 1.012
Alcohol By Volume:
4.48%

Pra calcular eu uso esse aqui: www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/

Acho refratometro bem tranquilo de usar e de calcular minha atenuação.
É só saber usar.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mateus Hausen
Mais
11 anos 2 meses atrás #50582 por Mateus Hausen
Respondido por Mateus Hausen no tópico Ajuda com Refratometro.
Beleza, já troquei pro secundário e baixei para 0º, essa semana vou engarrafar.

Obrigado.
Mais
11 anos 2 meses atrás - 11 anos 2 meses atrás #50588 por Paulo Almeida
Respondido por Paulo Almeida no tópico Ajuda com Refratometro.
Rafael Amarins, olhei a página que vc indicou e não consegui chegar a conclusão alguma.
Qual o Wort Correction Factor vc usou? E como vc calculou o fator de correção? (tem link para uma tabela complicadíssima).
Acontece que o refratômetro funciona bem quando não tem álcool no mosto. À medida que a fermentação ocorre e a taxa de álcool aumenta, o erro em Brix também varia, por isso é necessária a tabela de fatores de correção.
Mas estamos aqui para aprender. Se você puder fazer a gentileza de explicar, te agradeço.
Ultima edição: 11 anos 2 meses atrás por Paulo Almeida. Razão: acréscimo
Mais
11 anos 2 meses atrás #50592 por Fred Matt
Respondido por Fred Matt no tópico Ajuda com Refratometro.
O refratômetro trabalha em função da luz (ótica)... A refração no mosto sem alcool na medição do "OG" funciona perfeito, porém quando há o álcool ocorrem distorções... Por isso o FG sofre correções.... Trabalhe sempre em BRIX e poderá usar a tabelas encontradas na NET facilmente....
Tempo para a criação da página:0.403 segundos