FILTRO PARA TRUB

Mais
11 anos 2 meses atrás #50369 por Paulo Almeida
Criado por Paulo Almeida no tópico FILTRO PARA TRUB
Fiz minha segunda leva (a primeira não conta) e apesar de ter colocado uma pastilha de whirlfloc e feito o whirlpool, as proteínas não decantaram e nem muito menos se acumularam bonitinhas no meio da panela. Com isso, passou um monte de trub para o fermentador (ainda não terminou a fermentação, mas ficou cheio de "farelos").

Para a próxima produção, estou pensando o seguinte:

1) fazer um saco de voil, aquele tecido fininho que filtra tudo, e colocar os lúpulos dentro, com explicado em alguns vídeos;

2)colocar na panela de fervura um fundo falso e costurar um voil.

Isso evitaria mais um risco de contaminação que é aquela mexida vigorosa no mosto.

Alguém já tentou isso? Será que tem perigo de entupir?
Mais
11 anos 2 meses atrás #50370 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico FILTRO PARA TRUB
vc está fermentando num refrigerador com controle de temperatura? se sim, após terminar a fermentaçao deixe por 2 dias próximo a 2 graus, boa parte do trub vai decantar.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50376 por Paulo Almeida
Respondido por Paulo Almeida no tópico FILTRO PARA TRUB
Sim, Marcelo, tenho uma geladeira com controle de temperatura. Vou seguir a tua sugestão e fazer isso para esta leva. Só que quero prevenir para as outras produções.
Mais
11 anos 2 meses atrás #50377 por Felipe Menezes
Respondido por Felipe Menezes no tópico FILTRO PARA TRUB
Utilize a gelatina sem sabor nos ultimos 2 dias de fermentacao, junto com o cold crash, que fica o bicho!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paulo Almeida
Mais
11 anos 2 meses atrás #50379 por Rafael Amarins
Respondido por Rafael Amarins no tópico FILTRO PARA TRUB
Exatamente como foi falado: abaixe a temperatura para 2 graus depois que terminar de fermentar e deixe aí por mais uns dias, se quiser pode ser até uma semana, as vezes mais. Após isso, cuidadosamente, escorra o liquido sem agitar o fermentador para outro recipiente antes de fazer o priming.

Boa sorte!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Paulo Almeida
Tempo para a criação da página:0.331 segundos