Trigo

Mais
11 anos 3 meses atrás #49886 por Eduardo Cordeiro
Criado por Eduardo Cordeiro no tópico Trigo
Meus caros,
É a primeira vez que participo do fórum e gostaria de abusar da paciência de vocês para esclarecer algumas dúvidas.
Iniciei há pouco minhas tentativas cervejísticas, fazendo até agora apenas 6 brassagens. Cervejas triviais, reproduzindo receitas fornecidas por revendedores de insumos.
Nas cervejas de trigo que fiz, as receitas admitiam até 50% de trigo e o restante de cevada.
Minha pergunta é: o que aconteceria com minha cerveja se eu utilizasse apenas trigo maltado (100%)?
Desde já grato pela atenção.
Abraços,
Mais
11 anos 3 meses atrás #49888 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Trigo

Eduardo Cordeiro escreveu: Minha pergunta é: o que aconteceria com minha cerveja se eu utilizasse apenas trigo maltado (100%)?

Caro Eduardo, não sou homebrewer, mas já li muito a respeito do trigo e sobre a sua casca "deficiente", o que pode complicar a produção com o risco de entupir os utensílios utilizados. A casca da cevada, bem mais desenvolvida, atua como filtro do mosto, daí a sua utilização até mesmo nas ditas cervas de trigo.

Se for possível a produção de uma breja com 100% de malte de trigo, imagino como resultado um bom corpo e alta turbidez (devido ao teor protéico desse cereal, e independente da presença de leveduras no envase).
Mais
11 anos 3 meses atrás #49896 por Eduardo Cordeiro
Respondido por Eduardo Cordeiro no tópico Trigo
Grato pela atenção!
Uma segunda questão é o tom ácido que ficaram minhas cervejas de trigo. Isso poderia se dar apenas pela levedura utilizada ou as proporções de trigo e cevada maltada interferem nesse quesito?
Obrigado!
Mais
11 anos 3 meses atrás #49897 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Trigo

Eduardo Cordeiro escreveu: Grato pela atenção!
Uma segunda questão é o tom ácido que ficaram minhas cervejas de trigo. Isso poderia se dar apenas pela levedura utilizada ou as proporções de trigo e cevada maltada interferem nesse quesito?
Obrigado!

Creio que a cepa de levedura usada seja a maior responsável pela acidez. O que é bastante aceitável em cervejas de trigo. A acidez equilibra um eventual dulçor residual e confere muita refrescância. Até por isso usa-se pouco lúpulo nessas cervejas, pois a acidez já cumpre esse papel de equilibrar o conjunto.

Agora, se a sua cerveja ficou exageradamente azeda, isso pode ser indício de um problema. Talvez contaminação por bactérias ou leveduras selvagens presentes no ar. Se você estivesse produzindo uma lambic, ótimo, mas não é esse o caso...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Eduardo Cordeiro
Tempo para a criação da página:0.361 segundos