Fermentação

Mais
11 anos 6 meses atrás #47387 por Lucas kuhn
Respondido por Lucas kuhn no tópico Fermentação
Abaixo respostas:

parece uma boa qtd de açucar. vcs inverteram o açucar antes? se vc nao inverte alem de contaminar demora mais pra carbonatar: NÃO INVERTEMOS. O QUE SERIA INVERTER O AÇÚCAR?

aliás,qto tempo já está engarrafada? SETE DIAS AMANHÃ.

adicionaram na cerveja toda ou garrafa por garrafa? perceberam diferença de uma garrafa pra outra? ADICIONAMOS 10 ML. GARRAFA POR GARRAFA. NÃO PERCEBEMOS DIFERENÇA.

Vc mediu a OG e FG? a cerveja atenuou bem? ANEXAMOS A PLANILHA COM AS MEDIDAS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO E ANTES DE FERMENTAR. QUANDO FINALIZOU A FERMENTAÇÃO NO BALDE, O PLATO ESTAVA EM 6,9. ABRI UMA GARRAFA ONTEM, COLETEI UMA AMOSTRA, DESCARBONATEI, E O PLATO FICOU EM 7,9.

As garrafas estavam limpas? SIM
nao tinham nenhum produto que possa ter matado/inativado as leveduras? USAMOS SANITIZANTE KALYCLEAN S 302 - PERACÉTICO 2%. HIGIENIZAMOS 20/25 MIN ANTES DE ENVASAR, ONDE DEIXAMOS ESCORRER O LIQUIDO. (ESTE ÁCIDO PODE INTERFERIR??)

As garrafas foram bem tampadas? SIM
que cravador de tampinhas usa? as vezes isso deixa o gás escapar. ARROLHADOR METÁLICO MANUAL (REGULÁVEL)

n sei, estou tentando ajudar, realmente estranho nao carbonatar. OBRIGADO POR ENQUANTO
Mais
11 anos 6 meses atrás #47388 por Diego Lopes
Respondido por Diego Lopes no tópico Fermentação
Além de inverter o açucar (não manjo se isso iria afetar na formação de espuma)...
cronixbeer.blogspot.com.br/2009/08/candi...cucar-invertido.html

- Usou agua mineral ou tratada para breja?

- Você fez a lavagem do malte com agua a uns 76C para tirar o açucar que fica no bagaço...? (pra o fermento ter bastante coisa pra comer)...

- o priming foi na casa dos 20 e poucos graus (pro fermento não dormir)?

abç
Mais
11 anos 6 meses atrás #47389 por Lucas kuhn
- Usou agua mineral ou tratada para breja? TRATADA E FERVIDA NA NOITE ANTERIOR (100º).

- Você fez a lavagem do malte com agua a uns 76C para tirar o açucar que fica no bagaço...? (pra o fermento ter bastante coisa pra comer)... SIM FIZEMOS A FILTRAÇÃO COM AGUA A 76º (FILTRAÇÃO DO MOSTO PRIMÁRIO (35 MIN), 1ª LAVAGEM (10L - 35 MIN)E 2ª LAVAGEM (10L - 34 MIN).

- o priming foi na casa dos 20 e poucos graus (pro fermento não dormir)? SIM. ESTAMOS CONTROLANDO NA CASA DOS 23º.

O SANITIZANTE KALYCLEAN S 302 - PARACÉTICO - PODE ESTAR INTERFERINDO??

abç
Mais
11 anos 6 meses atrás #47390 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Fermentação
lucas, inverter o açucar é dissolve-lo em agua fervendo. Se você nao faz isso leva mais tempo pra formar gás e espuma. se você não fez isso 1 semana engarrafada talvez seja pouco pra formar bem gás e espuma. depois de tantas perguntas, eu me ateria a esta questão por enquanto. quanto ao sanitizante, nao sei dizer.
Mais
11 anos 6 meses atrás #47391 por Lucas kuhn
Vlw Marcelo. Onde podemos obter maiores informações (claras) de como inverter o açúcar??
Mais
11 anos 6 meses atrás #47392 por Lucas kuhn
Estamos fazendo o processo na high maltose. Tem alguma diferença?
Tempo para a criação da página:0.355 segundos