Resfriamento do mosto.

Mais
11 anos 7 meses atrás #46254 por Mateus Hausen
Criado por Mateus Hausen no tópico Resfriamento do mosto.
Olá, pretendo fazer minha primeira leva neste final de semana (20 litros) e me surgiu uma dúvida quanto ao resfriamento.

Possuo uma serpentina de alumínio de 9 metros, pretendo coloca-la dentro de uma caixa térmica cheia de gelo e sifonar o mosto por dentro da serpentina.

Minha dúvida.

Existe algum problema em passar o mosto fervendo por dentro da mangueira de silicone que leva até a serpentina?

Existe algum problema nesta maneira de resfriar?

Obrigado pela atenção.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46255 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Resfriamento do mosto.
Este método não é recomendado em geral, pois vai ser muito difícil de você sanitizar a serpentina por dentro. é melhor usar como chiller de imersão, passando água fria por dentro da serpentina imersa no mosto.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46261 por Mateus Hausen
Respondido por Mateus Hausen no tópico Resfriamento do mosto.
Olá Marcelo, obrigado pelo retorno.

Se eu sifonar pela serpentina durante um minuto uma solução de iodo diluído em água nas proporções recomendadas para sanitização, ainda correrei riscos de contaminação por resfriar desta forma?

Obrigado.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46262 por Eduardo Lage
Respondido por Eduardo Lage no tópico Resfriamento do mosto.
Mateus, tenho um colega que já fiz isso e não teve problema nenhum, mas tudo que eu já li até hoje é o que o Marcelo disse. A solução de iodo pode sanitizar, mas pode não retirar todos os resíduos e você nunca vai saber se realmente retirou tudo.
Mais
11 anos 7 meses atrás #46264 por Mateus Hausen
Respondido por Mateus Hausen no tópico Resfriamento do mosto.
Ok, vocês venceram, como vai ser minha primeira leva não vou dar sorte para o azar, vou utilizar ela como chiller de imersão mesmo.

Muito obrigado pelos conselhos.

Abraços.
Tempo para a criação da página:0.338 segundos