OG muito superior à esperada!

Mais
11 anos 10 meses atrás #44533 por Daniel Chaves
Até então, já brassei duas vezes. Uma Weiss e Uma Pilsen. A primeira já está maturando e a segunda ainda está fermentando.

Em ambas, fiz a medição da OG após a fervura (não medi após cozimento), e os resultados foram muito superiores aos esperados. Na primeira era esperado (de acordo com a receita) 1.056 e encontrei 1.076 e na segunda o esperado era 1.052 e encontrei 1.068. Imagino que o certo seja fazer a medição logo após o cozimento pois, com a evaporação de água durante a fervura obviamente a OG irá subir, mas mesmo assim imagino que a diferença foi muito grande!

Não estou efetuando o teste do iodo, estou somente seguindo os tempos da receita, portanto a única conclusão que eu posso chegar para essa grande diferença entre OG esperada e OG obtida é que eu continuei cozinhando mesmo após o teste do iodo ter dado OK (coisa que eu não verifiquei).

Gostaria de saber se a minha conclusão é valida!
Mais
11 anos 10 meses atrás #44554 por Bruno Moreno de Brito
Daniel a medição deve ser feita após a fervura, é ela que importa pois mostra a quantidade de açúcares diluídos por litro. Vc conseguiu menos cerveja do que gostaria? Se vc queria 20 litros, mas no pós fervura ficou com 15 isso pode ter acontecido por que o mosto pré fermentação ficou mais concentrado. Outra coisa é observar qual a eficiência de equipamento que vc faz as contas, o beer smith tem a opção de mudar a eficiência do equipamento.

Quanto a sua dúvida sobre o teste de iodo, se o teste de iodo der ok se vc continuar o cozimento não vai fazer diferença, o cozimento mais prolongado apenas pode transformar alguns açúcares não fermentáveis em fermentáveis, mas isso não traria diferença na sua OG, pois os não fermentáveis também são solúveis. Se isso acontecer a única diferença seria da FG.

Quantos litros de breja vc teve no final?

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Mais
11 anos 10 meses atrás #44848 por João Maiellaro
Daniel, observe se vc não está lavando "pouco" o malte após a recirculação. Quanto mais vc lavar o bagaço do malte, menor será a OG. As receitas trazem valores aproximados de OG e FG normalmente já considerando a lavagem.
Se vc quiser mais algumas dicas, visite nosso blog: Betapilsen
Estamos sempre trocando idéias com cervejeiros. Fique a vontade e qualquer dúvida pode nos contatar. Boa sorte!
Mais
11 anos 10 meses atrás #44853 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico OG muito superior à esperada!
Eu costumo medir sempre que possível a partir da re-circulação, para manter controle.

Provavelmente você calculou mal a água utilizada (quando eu 'erro' na receita, raramente passo dos 3-5 pontos de gravidade para baixo ou para cima, sempre podendo reverter isso na fervura). Aconselho a verificar quanto de água voce usou; uma boa formula é usar 2.5 litros para cada quilo de malte na brassagem e 1.5 vezes o que utilizou na brassagem na fervura.

Eu geralmente miro no volume final que quero, adaptando de acordo com que for acontecendo no processo.
Tempo para a criação da página:0.362 segundos