Brassagem no fundo falso?

Mais
11 anos 10 meses atrás #44355 por Mário Coppini
Pessoal, será que podem me esclarecer algo?

Eu faço a brassagem na panela com o fundo falso, ou tenho que fazer em outra e depois passar pra ela? Li um negocio aqui no blog do henrik boden que me deixou preocupado com isso. Eu estou prestes a fazer minha primeira brassagem (tem data marcada já e vai ser logo) mas não fiz curso nem nada, vou tentar (quem não arrisca não petista) e preciso saber. Até pra uma receitar simples, tem algum problema eu fazer na própria panela de fundo falso? Pois no meu material só tem duas panelas com forneira, uma com fundo falso e uma sem, pra fervura...

Até então pra mim, eu ia adicionar os maltes na panela com fundo falso, mexer, fazer as paradas lá mesmo, mas algo q eu li deu a entender q eu tenho que fazer em ooooutra panela e só depois passar para a cm fundo falso..

E agora não tenho essa panela, helps? rs
Mais
11 anos 10 meses atrás #44378 por MARCELO RICARDO MONICH
Mário, parabéns pela iniciativa.
É isso mesmo.
Dá para fazer com duas panelas.
A com fundo falso você vai usar para fazer a mostura e a outra a fervura.
Dá mais uma olhada em alguns vídeos na internet que você vai ver como funciona. Você irá precisar esquentar a água para a lavagem antes de transferir o mosto para a fervura.
Então é importante que você tenha um balde/fermentador para ir coletando o mosto antes dele ir para a fervura.
Mesmo assim sugiro fortemente que você faça um curso básico desses na Acerva da sua região ou um outro que você encontrar por aí.
Além de aprender na prática você vai conhecer novos cervejeiros como você e ainda vai beber boas cervejas durante o curso.
Boa sorte na brassagem!
Mais
11 anos 10 meses atrás - 11 anos 10 meses atrás #44450 por João Maiellaro
Respondido por João Maiellaro no tópico Brassagem no fundo falso?
Mario, apesar de ser possível fazer a brassagem no fundo falso, e aquecer a água de lavagem em uma segunda panela, recomendamos que vc tenha a terceira panela onde vc já coleta o mosto que vai ser fervido. Nós descemos o mosto por gravidade na terceira panela. Praticamente não há manuseio de panelas durante todo o processo. Dá uma olhada no nosso blog: betapilsen.blogspot.com.br/ . Um abraço!
Ultima edição: 11 anos 10 meses atrás por João Maiellaro.
Tempo para a criação da página:0.356 segundos