Quando a autólise é ruim ?

Mais
13 anos 4 semanas atrás - 13 anos 4 semanas atrás #31860 por André Silva
Bom dia todos B)

Recentemente, visitei duas produtoras de espumantes que produzem pelo método champenoise.
Durante a explicação sobre o processo, as duas informaram que após a fermentação, o liquido vai para a garrafa com a levedura e fica lá por alguns anos.
Segundo palavra dos produtores:
"A garrafa fica descançando em autólise entre 2 e 5 anos, após isso, fazemos o remuage e depois o degorgement"

Achando que tinha falado errado, perguntei se era realmente autólise, onde a levedura está morta, e foi confirmado, é isso mesmo.
Informei que na cerveja isso traz problemas e tal, e segundo eles, isso traz características benéficas para os espumantes.

Agora eu pergunto... se isso funciona bem para champagne, porque danifica a cerveja ?
Quem manja? :)

Inclusive, segundo informado, a levedura usada é a Saccharomyces Cerevisiae e fermenta na faixa dos 12ºC, ou seja, igual as nossas ales.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 13 anos 4 semanas atrás por André Silva.
Mais
13 anos 4 semanas atrás #31877 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:Quando a autólise é ruim ?
Segundo eu li por ai um bom tempo atrás, tudo depende da QUANTIDADE de fermento da primeira fermentação que vai para a garrafa. Isso tanto para cerveja como para espumantes.
Para uma cerveja, se a quantidade de fermento contida na garrafa for relativamente pequena, pode produzir aromas e sabores atrativos, isso também vai depender do estilo, uma coisa é ter fermento em uma Dark Strong Ale (aceitável) e outra em uma Pilsen (hehehe).
Com grandes quantidades de fermento ai sim pode produzir off-flavors devido à autólise.
Isso também se aplica aos espumantes, tanto que eles mexem o líquido para evitar a formação de uma camada exagerada de fermento no fundo antes de ir para a garrafa.

Dentro do método de fermentação champenoise, depois do processo de fermentação na garrafa (e o descanso das mesmas na horizontal durante um longo periodo de tempo, com o fermento em autolise dando sabores e aromas desejados ao espumante), existe uma étapa chamada "riddling" em inglês (sei lá como se chama em português) que é quando eles giram as garrafas e deixam elas de "cabeça pra baixo", assim o fermento contido na garrafa vai se acumular no pescoço da garrafa aos poucos (para não se misturar com o líquido) para depois ser retirado da garrafa. Dessa maneira eles evitam também quantidades indesejáveis de fermento dentro da garrafa.
Mais
13 anos 4 semanas atrás - 13 anos 4 semanas atrás #31882 por Mauro Renzi Ferreira
Esse é o David... Quem te viu, quem te vê... rsrsrs!

Um dia eu chego lá! ;)
Ultima edição: 13 anos 4 semanas atrás por Mauro Renzi Ferreira.
Mais
13 anos 4 semanas atrás - 13 anos 4 semanas atrás #31884 por André Silva
Respondido por André Silva no tópico Re:Quando a autólise é ruim ?
Grande David, o que manja de metal manja de cerveja! :laugh:

Sim, esse riddling é exatamente o remuage, onde se gira 45 graus a garrafa algumas vezes por dia para forçar a decantação da levedura no bico da garrafa.

O que achei interessante é o fato de eles deixarem a levedura no liquido por 5 anos ANTES de se fazer o riddling(ou remuage).

Já foi discutido em outros tópicos(com algumas controvérsias) que muitas cervejas belgas com levedura não são pasteurizadas, como a Chimay Bleue e Gouden Carolus Cuvée Van De Keizer Blauw.

Seria esse o caso do "sucesso da autólise" na cerveja ?

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 13 anos 4 semanas atrás por André Silva.
Mais
13 anos 4 semanas atrás #31925 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:Quando a autólise é ruim ?
Hahahaha... que isso... manjo a mesma coisa de sempre, isso aí foi um rejuntado de coisas que li faz um tempo, quando estava estudando sobre leveduras (até por isso só sabia a palavra "riddling", porque só achei artigos bons em inglês)

Então, impressionante mesmo que deixam por 5 anos a garrafa com o fermento lá. Mas é aquilo, é a quantidade certa de fermento pra não dar merd*, hehe...

Eu acho que poderia sim chamar uma Cuvée Van De Keizer Blauw de "caso do sucesso da autólise" na cerveja. Aliás, ela é um caso de sucesso em tudo!!!
Mais
13 anos 3 semanas atrás #31948 por Mauro Renzi Ferreira
David Brun escreveu:

Eu acho que poderia sim chamar uma Cuvée Van De Keizer Blauw de "caso do sucesso da autólise" na cerveja. Aliás, ela é um caso de sucesso em tudo!!!

Haha! Pode crer!
Tempo para a criação da página:0.369 segundos